Paulista Junior: De estudantes a empresários


Paulista Junior: De estudantes a empresários

Conheça os universitários que vem transformando Araraquara e região por meio do empreendedorismo

Quando um aluno entra em uma universidade ele possui várias opções para tornar mais completa a experiência da graduação.Uma dessas opções é entrar em uma Empresa Júnior. Local onde o estudante se torna um empresário júnior e tem a possibilidade de entrar em contato com o meio empresarial. Além disso, ele passa a contribuir com o desenvolvimento do empreendedorismo na região.

Atender às necessidades de gestão dos empresários da região é o objetivo principal da Paulista Jr.. Empresa formada por alunos de Administração Pública e Economia da UNESP de Araraquara. Nos últimos 3 anos foram mais de 50 projetos realizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, e mais de 30 clientes que transformaram seus negócios, por meio dos projetos e consultorias da empresa. Os projetos visam melhorar a gestão interna, como finanças, gestão de pessoas e até mesmo atendimento, mas também qualificar e visar oportunidades de expansão para os empreendedores da cidade.

A partir de 2019, os empresários juniores da Paulista Jr. terão a missão de atingir e impactar a sociedade local, por projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU e ainda atingir uma marca de 125 mil reais em faturamento e 36 projetos realizados durante o ano.

Em 2012, a Paulista Jr. realizou uma pesquisa em Araraquara para analisar o estado em que as mulheres da cidade viviam, quais eram suas condições de saúde, financeira e mental. O projeto foi encomendado pela Câmara Municipal e o resultado foi amplamente utilizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Direito das Mulheres. Já em 2018, os empresários juniores realizaram um Plano de Negócios para a abertura de uma fábrica de açaí orgânico no triângulo mineiro, sendo que o proprietário possui a ambição de exportar seu produto futuramente.

Os alunos ligados à Empresa Júnior são voluntários e buscam experiência para chegarem preparados ao mercado de trabalho, além de desejar ter uma vivência empresarial que seja capaz de mudar o Brasil. Por isso seguem alguns objetivos de serem mais transparentes, éticos e comprometidos. A Paulista Jr. possui diversos tipos de clientes, como pessoas físicas, micro, pequenos e médios empresários, até mesmo multinacionais. A empresa já realizou pesquisas e consultorias para seguradoras, lojistas de Araraquara, prefeituras e pesquisas eleitorais para políticos influentes na região.

As vantagens de contratar um serviço de uma empresa júnior é o custo benefício. O fato do trabalho ser voluntário, torna os projetos mais baratos, sendo que estes contam com atendimento customizado para cada empresário, ou seja, não é uma consultoria ampla e subjetiva. Dessa forma, ao contratar uma empresa júnior, o empresário estará contribuindo não só com uma vivência prática do universitários, mas também receberá em troca, projetos de qualidade, desenhados pelos futuros especialistas da área, além de pagar um preço abaixo do de mercado. Os empresários juniores apostam em seu propósito de mudar a realidade do mundo dos negócios, por isso não acreditam que o lucro seja mais importante que uma boa entrega capaz de mudar a vida de pessoas.