Campanha reforça combate à dengue no Carnaval


Campanha reforça combate à dengue no Carnaval

Ao longo do Carnaval, as secretarias municipais de Saúde e Comunicação irão promover uma campanha de conscientização ao combate à dengue, com objetivo de conter o avanço da doença na cidade, com intervenções artísticas.

Carnaval da DengueCampanha “Pra você sambar, o mosquito precisa dançar”

A campanha chega para reforçar as ações que a Prefeitura vem realizando ao longo do ano e que foram intensificadas diante da atual situação do município, que já registra 2.035 casos de dengue em 2019.

A ação, que traz o slogan “Pra você sambar, o mosquito precisa dançar”, envolve atividades nas redes sociais da Prefeitura e também nos eventos gratuitos promovidos pelo Município no Carnaval da Paz e da Cidadania 2019, por meio de um grupo de teatro que fará intervenções e entrega de materiais educativos. “O objetivo é sensibilizar e orientar a população, de forma lúdica, quanto às medidas de prevenção e controle do lixo, em especial, dos recipientes que acumulam água, e à identificação de sinais e sintomas da doença”, explica a secretária de Comunicação, Priscila Luiz.

As atividades do Carnaval da Paz e da Cidadania 2019 dão continuidade à ação intensificada a partir de outubro do ano passado com a campanha "Dá tempo de acabar com a dengue. Só se for agora", que contou com cartazes, folhetos, outdoor e peças de rádio e vídeo.

Além disso, o trabalho educativo contra a dengue é realizado nas escolas durante todo o ano e também dentro do programa Prefeitura nos Bairros, por meio do grupo IEC (Informando, Educando e Comunicando), da Secretaria Municipal de Saúde.

Paralelamente às campanhas, as equipes de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde realizam os trabalhos de intensificação na fiscalização de casas em diferentes bairros, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito.

Além dos trabalhos casa a casa, as equipes também fazem mutirões e ações em pontos estratégicos da cidade, como empresas de ferro velho, cooperativas de reciclagem e locais com grande circulação de pessoas.