Saúde ressalta importância das Pré-Conferências


Saúde ressalta importância das Pré-Conferências

Para presidente do Conselho Municipal, população deve participar diretamente da construção das políticas públicas de saúde

Conferencia S

A Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam, na próxima terça-feira, dia 26, às 19h, a 2ª Pré-Conferência Municipal de Saúde - da Região Norte -, na Emef Profa. Alzira Amorim Mantese, no Selmi Dei.

Aberto à participação da população em geral, o evento debaterá propostas e também escolherá delegados para a 12ª Conferência Municipal de Saúde, dos dias 12 e 13 de abril, na Unip Araraquara, sob o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Durante entrevista ao programa ‘Canal Direto’ com a Prefeitura, na quarta-feira (20), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaías Ambrózio da Silva, reiterou a importância da participação popular nos debates. 

“É preciso que a população participe diretamente na construção das propostas da saúde pública no município apresentadas nas Pré-Conferências. É uma política que vem debaixo pra cima, com o povo criando propostas para a Conferência”, enfatizou Izaías.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde também lembrou que durante as quatro Pré-Conferências serão definidos os delegados da Conferência, representantes dos usuários e dos trabalhadores da Saúde das várias regiões da cidade, inclusive da zona rural.

Izaías Ambrózio ressaltou que ainda durante as pré,todo participante poderá expor suas ideias e apresentar sugestões. “As propostas mais votadas serão apresentadas na Conferência para que sejam incluídas nas diretrizes de saúde do município”, afirmou.

Para Izaías, é muito importante que a união de propostas visando a construção dessas políticas públicas envolva trabalhadores, gestores, prestadores e usuários da saúde pública no município.

O presidente ainda ressaltou que o Conselho Municipal de Saúde cobra do poder público a execução de todas as propostas votadas e aprovadas nos debates.

Vale destacar que a 1ª Pré-Conferência da Região Leste foi realizada  na terça-feira (19), no CER Cotinha de Barros, no Jardim Brasil, e a 3ª, das Regiões Sul e Rural - Assentamento Monte Alegre, será no dia 2 de abril, às 19h, no CER Rosa Bóglio Zanin, no Jardim Ieeda.

A 4ª e última Pré-Conferência, das regiões Oeste e Rural – Assentamento Bela Vista, ocorrerá em 9 de abril, também às 19h, no Salão de Festas Menino Jesus de Praga, o Meninão, no Jardim Santa Lúcia.

Linha aberta

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ é  apresentado de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook e no Portal da Prefeitura de Araraquara.

Apresentado sempre com a presença de um integrante do governo, o programa pode ter seu conteúdo visto posteriormente na página do Facebook e no Portal da Prefeitura.