Araraquara realiza semana especial sobre autismo


Araraquara realiza semana especial sobre autismo

Entre os dias 31 de março e 7 de abril, uma série de eventos temáticos será realizada pela cidade para marcar a semana

Autismo 2019

A Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que tem início no domingo, 31 de março, e vai até 7 de abril, será marcada com uma série de ações em Araraquara. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado em 2 de abril.

A realização da “Semana...” é da Prefeitura, via Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, em parceria com a Câmara Municipal, por meio do mandato do vereador Roger Mendes (Progressistas), e apoio das instituições AAEE, Ampara, Gapaa, Mães Guerreiras e Comdef.

Caminhada, apresentação de coral, Tribuna Popular, palestras, roda de conversa, curso temático e filme, entre outras ações, constam desta programação, aberta à participação da população em geral.

 No domingo (31), uma caminhada marcará oficialmente a abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, às 8h30, com uma concentração no Parque Infantil.

A saída se dará pela Rua São Bento (Rua 3), às 9h, com chegada e concentração em frente à Prefeitura. Na sequência, a partir das 10h, serão feitas exposições sobre o tema.

Em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, às 9h, na Rua Mondo Archimedes Luppi, 620, no Jardim Aclimação, haverá apresentação do coral de alunos da AAEE.

A partir das 18h, ocupando espaço na Tribuna Popular da Câmara Municipal, as entidades Ampara, Gapaa e AAEE farão uma apresentação especial sobre o mesmo tema.

Sequência

No dia 3 de abril, no auditório da Unip Araraquara (Universidade Paulista), serão ministradas duas palestras sobre “Autismo e Saúde”: a primeira com Lilian Nakashima Yamada, e, na sequência, Kamila Baruque Bignotto. 

Em 4 de abril, a partir das 19h, ocorrerá a Roda de Conversa sobre Autismo na Educação (Educação Inclusiva), também no auditório da Unip, com mais palestras de especialistas em autismo.

Comporão a mesa de debates Priscila Benitez, Cássia Canato e Patrícia Contreras Campesan, que falarão sobre suas experiências na área de educação inclusiva.

Durante o evento, não será possível estacionar os veículos nas dependências internas da Unip.

No dia 5 de abril, às 15h no auditório da OAB, será ministrado o curso de capacitação: “O que é TEA? - Mitos e verdades”, por Maria Clara de Freitas, tendo como público alvo servidores públicos e profissionais em geral.

Dia 6, às 14h15: 3ª Sessão de Cinema Azul, no Cine Center Lupo, com filme a ser definido. Crianças, adolescentes e adultos com TEA não pagam ingressos e seus acompanhantes só pagam meia entrada.

No dia 7 de abril, será realizada a 2ª  Edição do Piquenique Azul, das 9h às 12h, no Parque do Botânico, com atividades recreativas.

A sugestão aos participantes desse evento é usar roupas azuis, levar uma cesta de café da manhã e toalha de mesa.