Conferências de Meio Ambiente e de Política Urbana no sábado


Conferências de Meio Ambiente e de Política Urbana no sábado

Atividade, com palestra do professor Nabil Bonduki, será realizada no auditório da Uniara, no centro de Araraquara

Nabil 119Professor Nabil Bonduki

A Prefeitura de Araraquara e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Comdema) e de Planejamento e Política Urbana Ambiental de Araraquara (Compua) realizam neste sábado (6) a abertura das Conferências Municipais de Meio Ambiente e de Política Urbana. A atividade conta com a parceria da Universidade de Araraquara (Uniara) e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).

Os eventos, abertos à população, serão realizados no auditório José Quirino dos Santos, da Uniara, no Centro de Araraquara.

A abertura terá palestra temática “Sustentabilidade Urbana e Rural”, ministrada pelo professor Nabil Bonduki.

Segundo o coordenador municipal de Participação Popular, Alcindo Sabino, ambas as conferências, abertas ao público em geral, visam discutir, entre outras questões, meio ambiente e consumo. “É preciso estabelecer essa relação e convivência (entre meio ambiente e consumo), incluindo o setor rural, pela sustentabilidade da cidade, como a questão do lixo urbano, e os avanços que se pode atingir a partir dos debates”, explica Alcindo.

Ainda segundo o coordenador, é importante que a população participe diretamente dos debates e aponte diretrizes para o governo municipal. “Até para que o próprio governo possa fazer avaliações periódicas dessas diretrizes”, acrescenta Sabino.

Vale destacar que durante a Conferência de Política Urbana também será debatida a revisão do Plano Diretor de Araraquara, prevista para este ano. “E a partir daí, que cidade queremos para o futuro”, resume o coordenador de Participação Popular. Embora a abertura da Conferência de Política Urbana ocorra neste sábado, junto com a Conferência do Meio Ambiente, os debates, com programação própria, ocorrem no dia 27 de abril.

MAIOR INTERAÇÃO

A professora do curso de biologia da Uniara e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Ana Carolina Buzzo Marcondelli, também destaca a importância da participação popular nas Conferências. “Como é de interesse público, queremos que o máximo de pessoas, de setores diferenciados, participem e apresentem suas propostas para que tiremos bons frutos desses eventos”, reitera Ana Carolina.

O auditório José Araújo Quirino dos Santos da Uniara fica na Rua Carlos Gomes, 1338 (no Centro), e os inscritos nas Conferências receberão certificado de participação.