Inauguração da praça para homenagear atriz araraquarense


Inauguração da praça para homenagear atriz araraquarense

Vereador Toninho do Mel representou a Câmara no evento. Ele é autor do projeto que denominou o espaço em homenagem a atriz araraquarense

Terezinha Negrini 119Descerramento da placa marcando a inauguração e homenagem

A inauguração de uma praça, no Residencial Alamedas, região do Parque São Paulo e Altos de Pinheiros, foi marcada por emoção, diversão, apresentações culturais e um fato a destacar: a limpeza da praça ao final do evento, pelos próprios moradores da região, seguindo a ideia de conservação dos espaços públicos, como vimos na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, quando torcedores japoneses recolhiam toda a sujeira que eles mesmos haviam feito. A mesma atitude tem ocorrido em diversos outros eventos. E deu certo. Os moradores recolheram os saquinhos de pipoca, copinhos plásticos e outras coisas que não estavam lá quando todos chegaram.

Com 13 mil metros quadrados de área, pista de caminhada, academia de ginástica ao ar livre e bancos, o espaço recebeu a denominação de Praça do Futuro – Teresinha Laurinda de Jesus Negrini, por meio de projeto de autoria do vereador Toninho do Mel (PT). O evento contou com atividade de recreação para as crianças, pipoca, algodão doce, ginástica geral, break, zumba e a Banda Marcial Chiquinha Gonzaga. Havia, ainda, uma Cápsula do Tempo, onde os presentes colocaram mensagens, além dos desenhos que as crianças fizeram no local. A cápsula foi guardada em uma caixa de concreto no solo e deve ser aberta no futuro, para que os moradores daquela época possam ler e compreender como era a vida nestes tempos. A participação foi grande.

Toninho do Mel demonstrou sua alegria com a implantação da praça no bairro e com a homenagem feita a Teresinha, artista e militante dos direitos de atuação dos artistas araraquarenses. “Fico muito feliz em homenagear a Teresinha. Agradeço aos familiares por aceitarem minha indicação. Fico honrado. E fico feliz com este espaço de lazer para os moradores desta região”, afirmou no evento.

TERESINHA NEGRINI

A atriz deu vida a personagens do genial Nelson Rodrigues, foi militante da arte com atuação política para proporcionar espaço e reconhecimento para artistas araraquarenses, artesã de grande repercussão, mulher forte e independente junto com a comunidade artística. Teresinha nasceu em Araraquara e foi atriz do grupo de Teatro Jatobá, onde se notabilizou interpretando personagens do ‘maldito’ (apelido de Nelson) escritor, jornalista e dramaturgo pernambucano que revolucionou o teatro brasileiro com a exploração do cotidiano e críticas à sociedade. Por sua interpretação, a atriz araraquarense recebeu convite do renomado diretor de teatro Antunes Filho para participação em um de seus espetáculos. Atuou também na Companhia Texc de teatro, entre outras.

No campo político, trabalhou para que artistas araraquarenses tivessem seus espaços reconhecidos por meio da Fundação Pau de Arara, instituição fundamental no final dos anos 80, por abrir espaços e reconhecimento aos artistas locais. Seu trabalho artístico foi de uma militante, sempre no campo progressista e com pensamentos para o coletivo. Teresinha faleceu em agosto de 2016.