Cooperativa Acácia abrirá as portas para Grupo Escoteiro  


Cooperativa Acácia abrirá as portas para Grupo Escoteiro  

Vereador Rafael de Angeli se reuniu com representantes das duas entidades para viabilizar atividade

 Escoteiro 120Um novo encontro será agendado para acertar os detalhes da parceria

Na quinta-feira (4), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Cooperativa Acácia, acompanhado por Hugo Pires, representando o Grupo Escoteiro de Araraquara "José Luiz Torquato". Ambos estiveram no local, conversando com a presidente Helena da Silva, para propor uma parceria entre as entidades em prol do meio ambiente.

Anualmente, o grupo, que promove o escotismo na cidade há mais de 40 anos, desenvolve ações relacionadas ao meio ambiente. De acordo com Pires, a ideia é levar as crianças e os jovens até a Cooperativa para a realização de atividades de conscientização e presenciar as vivências de trabalho da instituição. “O movimento escoteiro tem como ideologia o ‘aprender fazendo’. Nada mais interessante, então, do que mostrarmos de perto como tudo acontece no ‘mundo da reciclagem’ e sobre os impactos reais da ação e do pensar de cada um perante à preservação do meio ambiente. Ao pensar em âmbito local, logo pensamos na Acácia, que faz um trabalho importantíssimo em Araraquara, por isso o convite”, pontuou.

A presidente aprovou o projeto e destacou que o grande motivo da Cooperativa é a sustentabilidade, e que “é preciso conscientizar as pessoas dessa faixa etária sobre a importância de preservar o meio ambiente por meio da reciclagem. Essa parceria será um grande pilar deste objetivo em nossa cidade”.

“Nosso mandato é imerso na proteção ambiental. É um grande prazer criarmos pontes entre instituições que têm a mesma premissa”, ressalta Angeli.

Um novo encontro será agendado para acertar os detalhes da parceria.

DEMANDA PENDENTE

Atualmente, a Cooperativa conta com 200 trabalhadores e recolhe, por  mês, em média, cerca de 500 toneladas de qualquer resíduo passível de reciclagem, incluindo isopor e óleo comestível, gerado pelos moradores da cidade. No local, os cooperados realizam procedimentos destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o reaproveitamento.

Entretanto, devido à falta de pavimentação asfáltica da Avenida Gervásio Brito Francisco, via que dá acesso à Acácia, o trajeto para chegar ao local não é um dos mais fáceis. Há dois anos, Helena reivindica ao vereador alguma providência. “Reforço o pedido para asfaltar esse caminho”, destacou.

O parlamentar afirmou que continua cobrando ações da Prefeitura. “Antes de tudo, queremos parabenizar pelo serviço que prestam à população de Araraquara. É bom sabermos que a maioria das coisas que consumimos tem um destino adequado. Em relação à pavimentação, desde que estivemos aqui pela primeira vez, em 2017, no começo do mandato, não deixamos de cobrar os órgãos competentes para que esse problema fosse resolvido, e continuaremos juntos neste objetivo”, ressaltou Angeli.

Participaram do encontro a vice-presidente da Cooperativa, Luciana Aparecida da Silva, e a coordenadora da Coleta Seletiva, Kely Regina Lopes.