"Almas Gêmeas", nesta sexta no Centro de Referência da Mulher


"Almas Gêmeas", nesta sexta no Centro de Referência da Mulher

Lesbicas 02Cena de "Almas Gêmeas"

A programação do Dia da Visibilidade Lésbica tem continuidade nesta sexta-feira, com o Cine LGBT e o filme “Almas Gêmeas” no Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffiotti. A exibição será realizada às 21 horas, com entrada gratuita.

“Almas Gêmeas” foi lançado em 1995, com direção de Peter Jackson - das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” – e apresenta fatos reais que chocaram a Nova Zelândia nos anos 50. O filme traz duas adolescentes que viram amigas e começam a desenvolver uma relação de intimidade que acaba despertando desconfiança por parte dos pais das moças.

Para fugir de suas realidades opressoras, elas acabam criando um mundo próprio, onde fantasia se confunde com a realidade e a amizade cede lugar à obsessão e a tragédia.

A programação do Dia da Visibilidade Lésbica se encerra no sábado, 01 de setembro, com a roda de conversa “Maternidade e inseminação artificial”, também no Centro de Referência da Mulher, a partir das 15 horas. O tema, ainda visto como tabu, foi proposto pelas mulheres lésbicas de Araraquara, já que muitas delas almejam a maternidade.

Vale destacar que o Dia da Visibilidade Lésbica é comemorado no dia 29 de agosto, data que marcou o 1º Seminário de Lésbicas no Brasil, em 1996. Esta data tem como principal objetivo a luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.

A discriminação das pessoas LGBT, muitas vezes, resulta em assassinatos, agressões físicas e verbais, além de limitar o acesso aos direitos dos LGBTs. O Dia da Visibilidade Lésbica destaca o papel da mulher lésbica que enfrenta o preconceito por ser lésbica e carrega a discriminação histórica por ser mulher (misoginia). “Por isso, a Assessoria Especial de Políticas LGBT junto a um coletivo de mulheres lésbicas, realizam essas ações de visibilidade e empoderamento de mulheres lésbicas. Vamos todxs somar”, finaliza a assessora de Políticas LGBT, Filipe Brunelli.

Toda a programação é gratuita e realizada pela Assessoria Especial de Políticas LGBT e a Coordenadoria executiva de políticas para as mulheres, ambas vinculadas à Secretaria de Planejamento e Participação Popular.

SERVIÇO:

Programação Dia da Visibilidade Lésbica

31/08 – Cine LGBT

Local: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffiotti (R. Comendador Pedro Morganti, nº 2231 - Centro)

Horário: 21 horas

01/09 – Roda de conversa “Maternidade e inseminação artificial”

Local: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffiotti (R. Comendador Pedro Morganti, nº 2231 - Centro)

Horário: 15 horas

Programação gratuita