Estudantes ficam sensibilizados com a nossa Orquestra Jovem


Estudantes ficam sensibilizados com a nossa Orquestra Jovem

 A Orquestra Jovem é realizada pela Associação Cultural Promoart, com  cursos com gratuitos oferecidos às quintas e sextas-feira

Orquestra 02Impressionante a forma com que as crianças receberam a orquestra

A EMEF Waldemar Saffiotti, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul, teve momentos marcantes com a apresentação da Orquestra Jovem para os alunos da escola, na última quinta-feira (4). Foram duas apresentações: pela manhã e também à tarde.

Pela manhã, a apresentação contou com um quarteto de cordas, enquanto no período vespertino a apresentação foi realizada com onze integrantes da orquestra. Além da música clássica de Vivaldi, a Orquestra Jovem trouxe modernidade a seu repertório com apresentações de músicas dos grupos A-HA e Scorpins e também de temas de filmes, como "Os Vingadores" e "Demolidor".

Os alunos ficaram tocados com as apresentações. Aline Nepomuceno de Oliveira, 15 anos, aluna do 9º ano, considerou a apresentação “relaxante”. “De tão boa, tocou minha alma, porque a música é tocante. É um tipo de música que traz conhecimentos, já que soubemos que há mais de 400 anos já era tocada assim”, explicou. “Ter essa apresentação na escola é algo novo, e que nos inspira a querer também tocar um instrumento e a ter contato com outras artes. Saímos da rotina e fomos surpreendidos por algo novo, bem no meio da quadra".

Para André Feitoza de Oliveira, 14 anos, aluno do 9º ano, “ter este tipo de arte na escola é fundamental”. “Porque nós saímos mais felizes daqui. Tivemos contato com músicas tocadas em filmes, ou que conhecemos, já ouvimos, mas que não temos acesso todos os dias. Isso tudo incentiva a ter um novo olhar sobre as músicas que tocam por aí, inclusive a vontade de tocar um instrumento como aqueles".

A professora de matemática, Alessandra B. Nogueira Carlino, acompanhou as apresentações. Para ela, a apresentação da Orquestra Jovem de Araraquara trouxe contribuição cultural de grande importância para a escola, incentivando os alunos a terem uma ampliação de novos horizontes musicais. “É a primeira vez que a escola recebe um evento deste e espero que novas ações iguais sejam realizadas. Investir na cultura de nossas crianças é a certeza de um bom futuro", conclui.

A diretora da EMEF Waldemar Saffiotti, Maria Marta Neves Aranha, também declarou que o momento foi muito importante. “As apresentações da Orquestra Jovem propiciaram às crianças e adolescentes a oportunidade rara de apreciar a música erudita. Consegui ver no olhar e na expressão deles o encantamento pela música tocada. Esperamos proporcionar outros momentos como este, pois para maioria de nossos alunos,  se não todos, o acesso à cultura artística é muito restrito”.

Marcelo Fernandes, coordenador da Orquestra Jovem, contou que para os músicos participantes foi um enorme prazer realizar as apresentações. “Os músicos ficaram encantados com o público de estudantes. Já fazia um tempo que não fazíamos esse tipo de evento e foi muito bom! Começamos a tocar e ficou silêncio geral... sentimos as crianças prestando atenção e apreciando a música e tudo isso foi muito gratificante. Ficamos sem palavras!”.

A Orquestra Jovem é realizada pela Associação Cultural Promoart, com  cursos com gratuitos oferecidos às quintas e sextas-feiras. As aulas implicam: violino, canto coral, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. O projeto é executado na Avenida Espanha, nº 507, ao lado do Teatro Wallace Leal e conta com o patrocínio da Cutrale, por meio da Lei Rouanet.