Inscrições prorrogadas para o Território da Arte 2019


Inscrições prorrogadas para o Território da Arte 2019

Com o tema “Conexões Possíveis”, Território apresenta três categorias: Fluxos, Panoramas e Experimentações; inscrições vão até 18 de abril

Cultura Palacete

Foram prorrogadas as inscrições para os artistas ou conjunto de artistas interessados em expor suas obras e projetos de artes visuais na 16ª edição do Território da Arte de Araraquara. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 18 de abril, podendo participar projetos de artistas brasileiros ou estrangeiros, que se relacionem com o eixo das artes visuais e dialoguem com o tema: “Conexões Possíveis”.

Pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, colagem, assemblage, readymade ou instalação, fotografia, videoarte e suas derivações, instalação interativa, performance, intervenção urbana, intervenção arquitetônica, landart, art based research, arte digital - outras visualidades possíveis nas interfaces das artes visuais com outras linguagens – são aguardadas para as exposições.

O 16º Território da Arte de Araraquara contará com três categorias de seleção, com e sem premiação. Na categoria “Território Fluxos” serão consideradas obras conforme as linguagens listadas acima. Esta categoria oferece como ajuda de custo, o valor único de R$ 3.000,00 para os três projetos melhores pontuados pela comissão de seleção e curadoria.

A categoria “Território Panoramas” oferece contrapartida com espaço para exposição individual para os três projetos melhores pontuados pela comissão e curadoria. Os espaços serão articulados e definidos pela equipe curatorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, podendo ser na cidade de  Araraquara  ou  em  atividades  ou  espaços  relacionados  a  artes  visuais  na região.

Por fim, a categoria “Território Experimentações” cria oportunidade para obras de artistas emergentes, a fim de apresentar alguma produção recente e independente.  A categoria não conta com qualquer tipo de premiação ou remuneração.

A comissão de avaliação observará os seguintes critérios: qualidade artística e poética; ineditismo da proposta e coerência conceitual, adequação ao tema proposto; originalidade; compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis; estar em diálogo com a proposta conceitual da mostra; fazer parte do escopo das artes visuais em sua amplitude conceitual.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura – Palacete das Rosas  (Rua São Bento, nº 794 – ao  lado  da  Prefeitura Municipal), das  9h15  às  17h15,  de  segunda  a  sexta-feira,  ou  por envio  pelos Correios. No  caso  dos  projetos  enviados  pelos  Correios,  serão  considerados  inscritos apenas  aqueles  que  tenham  como  data  limite  de  postagem  o  dia  12  de  abril  de 2019.

Cada  interessado  poderá  inscrever  somente  um  projeto  por  categoria. O projeto  apresentado  necessita  estar  devidamente  ilustrado e  acompanhado  de  memorial  descritivo  e  necessidades técnicas.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (16) 3322-2770 / 3332-6574.