Miss Araraquara anuncia inscrições


Miss Araraquara anuncia inscrições

Inscrições serão abertas no período de 15 de maio a 14 de junho

Giulia Miss

Mais uma edição do Miss Araraquara Oficial vem aí: as inscrições serão abertas em maio para o concurso que elege as mulheres mais bonitas da cidade, em diversas categorias. Este ano o tema do concurso é “Conscientização Social”, a fim de envolver as candidatas com os acontecimentos sociais da cidade.

Korina Viana, organizadora do Miss Araraquara Oficial, conta que quer envolver as participantes em ações sociais. “Queremos fazer a diferença e abordar o descarte correto do lixo”, detalha. “Vivemos uma epidemia sem data para acabar, apesar das campanhas, e queremos alertas as pessoas dos perigos que o lixo traz”.

Ela conta que a ideia é tornar as participantes do Miss Araraquara uma espécie de “embaixatriz” de seus bairros, que possam orientar a comunidade sobre alguns aspectos, especialmente no que diz respeito ao descarte correto do lixo. As candidatas – que sempre são oriundas de diversos bairros da cidade – deverão agir em prol de sua coletividade, representando e alertando a sua comunidade.

Além da faixa e coroa - Para tanto, Korina também buscará o apoio de empresas de reciclagem da cidade e alguma parceria que possa desenvolver oficinas de reaproveitamento do lixo. Ainda, a ideia é envolver também os pais das candidatas com o tema da reciclagem. “Iremos mostrar que o concurso de Miss vai além da faixa e coroa, pois infelizmente alguns pais ainda têm a obsessão e ideia fixa apenas pelo título que sua filha pode vir a receber”, pontua.

A organizadora lembra que, em outra edição do evento, as candidatas produziram e cuidaram de uma horta. “Agora nossa abordagem será de Saúde, que é uma pauta bastante atual, já que a dengue e o mosquito estão em alta na cidade e em todo o país. Precisamos que os nossos jovens participem das ações que busquem uma cidade mais limpa, e o descarte correto do lixo é uma tecla que deve ser batida constantemente”.

Atividade sócio-educativa - Korina solicita que as candidatas estejam conscientes do tema do desfile deste ano e que se inscrevam com o desejo de contribuir para a sociedade. “Ser Miss também é fazer o papel social de auxiliar nas ações educativas do município, do Estado e de todo o país”, lembra. “Com essas mudanças, estamos trazendo uma nova roupagem para o nosso Miss Araraquara”.

Com a nova proposta, a organização pretende realizar palestras educativas e informativas pelos bairros da cidade, principalmente onde tenha crianças em situação de vulnerabilidade social. Os encontros previstos pela organizadora também preveem atividades como: contação de histórias, palestras, oficinas, sorteio de brindes e café da manhã. “Por meio da ONG Meu Guri iremos buscar parcerias com empresas que tenham interesse em contribuir com o social, para juntos fazermos diferença. Nossa proposta é ajudar as comunidades”.

Ainda, Korina busca estimular suas candidatas – as embaixatrizes – a tornarem-se “blogueiras do bem”. “É uma forma das meninas usarem a linguagem da internet, própria dessa geração, e articularem boas informações para serem replicadas àqueles que estão no entorno de cada uma delas, fazendo a diferença no bairro, levando a informação do descarte correto do lixo”.

Novidades - Uma das novidades desta 12ª edição é a criação de um Conselho multidisciplinar que deverá auxiliar no evento, seja contribuindo e fiscalizando a logística do evento, seja no apoio às candidatas e, também na prestação de contas. Serão sete componentes de diversas áreas, como Contabilidade, Educação, Psicologia, Direito e Cultura.

“Em breve devo usar a Tribuna da Câmara Municipal para apresentar os conselheiros do Miss à nossa sociedade”, alertou. Korina conta que a equipe vem sendo formada. As psicólogas Carina Nasser e Margarete Vasquez, assim como o contador Douglas Rangel são alguns nomes que já somam ao time.

Korina lembra também que um grupo de pré-adolescentes e adolescentes, participantes da edição do Miss Oficial 2018, continua sob sua orientação, realizando oficinas de Oratória, Postura e Etiqueta - aulas que acontecem no Centro de Referência Afro Mestre Jorge com a professora Elaine Oliveira.

“São cinco meninas e dois rapazes e todos entenderam a mensagem: beleza não é fundamental e sem informação não temos nada!”, alerta a coordenadora do evento. “Eles são gotinhas no oceano, mas podem causar um tsunami!”.

Inscrições – As inscrições estarão abertas para o Miss Araraquara Oficial a partir do dia 14 de maio, no site da Prefeitura de Araraquara. Lá, as candidatas terão acesso a uma ficha que deverá ser impressa, preenchida e entregue na ONG Meu Guri, sede da organização do Miss Araraquara Oficial. No ato da inscrição, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado às instituições cadastradas na ONG.

Podem concorrer meninas com idade entre 3 e 25 anos, nas seguintes categorias: Mirim (3 a 6 anos), Infantil (7 a 10 anos), Pré-Juvenil (11 a 13 anos), Juvenil (14 a 17 anos) e Adulto (18 a 25 anos). Korina lembra que a categoria “Plus Size” será definida em outra ocasião, sendo este concurso desmembrado do Miss Araraquara Oficial.

O concurso Miss Araraquara oficial ainda não tem data definida, mas será realizado no final deste ano. As inscrições serão encerradas em 15 de junho. A ONG Meu Guri está localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 1033, entre as ruas 9 e 10. Mais informações pelo fone: (16) 99704-8010.