“Tradicionalidades e Contemporaneidades”


“Tradicionalidades e Contemporaneidades”

Evento de Artes Visuais que começa nesta quinta-feira (09) apresenta a “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, com Regina Carmona, Christophe Spoto e Dr. Evandro Nicolau

Tradicionalidade 01

Nesta quinta-feira, 09 de maio, tem início a 16ª edição do Território da Arte de Araraquara – programa da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A abertura será realizada na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, às 19 horas.

A curadoria é assinada pela artista plástica Lívia Dotto Martucci. Ela conta que esta edição traz como tema: “Conexões Possíveis” e que a abertura do evento terá a mesa redonda “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, com a participação de Regina Carmona e os artistas Christophe Spoto, Dr. Evandro Nicolau, além do lançamento do mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues”, de Lucas Lima. Ainda, os músicos Jeff Zambon Scherrer, ao piano, e Kevin Pereira, no violoncelo, realizam apresentação durante o evento.

Vale destacar que a mesa redonda “Tradicionalidades e Contemporaneidades” contará com Regina Carmona, coordenadora de arte e ativista cultural, produtora de projetos que incorporam um campo de pesquisa e nutrição através da arte envolvendo seu percurso pessoal, as relações com o ser e a natureza.

Este ano, entre janeiro e março, Regina realizou o projeto “Art as Food Ritual and Offering” (Arte como Alimento Ritual e Oferenda) com apoio da Embaixada do Brasil. O projeto resultou em exposições na Índia (Assam State Museum, Guwahati, JNU University e Sanskriti Kendra, New Delhi). A artista também é embaixadora da Fundação Sanskriti, coordenando projetos de arte, pesquisa e intercambio artístico/cultural.

A artista araraquarense, que vive em São Paulo, é mestre em Poéticas Visuais, com graduação e mestrado pela ECA, Escola de Artes da Universidade de São Paulo. Regina Carmona possui uma arte multidisciplinar, com instalações, gravuras, desenho e fotografia – sua obra é apresentada internacionalmente, em exposições, individuais e coletivas.

Spoto e Nicolau - Os artistas Christophe Spoto e Dr. Evandro Nicolau acompanham Regina Carmona na mesa de abertura do Território da Arte de Araraquara.

Christophe Spoto é pintor e desenhista, tendo o foco atual da sua pesquisa nos fragmentos da natureza na paisagem urbana. A sua pintura utiliza materiais históricos, como terras naturais e pedras moídas, como por exemplo o lápis lazúli, o vermelhão, a malaquita.

Spoto trabalha técnicas históricas como a aquarela, a têmpera a ovo e a tinta à óleo. O artista constrói em sua obra, com a sobreposição de desenhos e camadas de pintura - durante dias e semanas - o sutil movimento das plantas de seu jardim, o rápido movimento das nuvens no céu.     

No final dos anos 90 Spoto intensificou sua pesquisa sobre técnicas e materiais históricos de pintura, fabricou suas telas e tintas, coletou e refinou pigmentos brasileiros. Em 2013 ministrou o curso “La Fabbrica dei Colori”, sobre a fabricação artesanal de tintas e técnicas históricas de pintura e suas possibilidades de uso na arte contemporânea no “PAV Parco Arte Vivente - Centro sperimentale d’arte contemporanea” em Turim, Itália.

Já o artista, curador e professor de artes Evandro Nicolau tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, curadoria de exposições e produção cultural. Sua atuação se dá principalmente nos seguintes temas: desenho, educação em museus, interdisciplinaridade, mídia, novas tecnologias, educação e artes.

O artista, que é professor de Desenho, produz e faz curadoria de exposições, além de escrever e publicar ensaios teóricos sobre arte visual contemporânea. Além das Artes Visuais, Nicolau mantém um trabalho artístico nas áreas de música, audiovisual e literatura.

Vale destacar que Evandro Nicolau é Doutor e Mestre pelo Programa Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo.

Toda a programação do Território da Arte de Araraquara pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara ou no Facebook (XVI Território da Arte de Araraquara). A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

Abertura do 16º Território da Arte de Araraquara

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 - Centro de Araraquara)

Data: quinta-feira (09 de maio)

Horário: 19 horas

Atrações:

- Lançamento do mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues”, de Lucas Lima

- Exposição “Tradicionalidades e Contemporaneidades”/Sala Especial de Acervos Públicos com obras e documentações de Sidney Rodrigues

- 20 horas: mesa redonda “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, com Regina Carmona, Christophe Spoto e Dr. Evandro Nicolau

- Apresentação de Jeff Zambon Scherrer (piano) e Kevin Pereira (violoncelo)

Programação gratuita