Atividade une Escoteiros e Oficina das Meninas


Atividade une Escoteiros e Oficina das Meninas

Ambas instituições trabalham com jovens e uniram a proatividade ao contato com a natureza

Escoteiros capa

Neste último final de semana (11), os jovens de 18 a 21 anos do Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato”, realizaram uma atividade de cunho social para a Oficina das Meninas, que desempenha o trabalho de acolhimento cultural e sociopedagógico de crianças, do sexo feminino, em situação de vulnerabilidade social em Araraquara. Na ocasião, participaram cerca de 55 pessoas entre jovens escoteiros, crianças da Oficina e adultos voluntários, que realizaram atividades de conhecimento, aventura e de contato com a natureza, sendo que os objetivos foram trabalhar, junto às várias atividades didáticas, o acolhimento e interação entre as meninas, os jovens e o ambiente natural.

Além disso, essa atividade foi a inauguração de uma "escalada de cordas", planejada e instalada pelos escoteiros na Roca de Fogo Acampamentos, que foi grande parceira no projeto.

A atividade contou com o apoio dos vereadores Rafael de Angeli, que apoiou o projeto quanto à Oficina das Meninas, e Elias Chediek, que contribuiu com a disponibilização de um ônibus utilizado para o transporte da meninas até o local.

Escoteiros interna

O movimento escoteiro

Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários. O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

A Oficina das Meninas

O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes. Tem suas atividades direcionadas para meninas de 6 a 18 anos, priorizando famílias de baixa renda nas quais as mulheres sejam provedoras (“chefes de família” como mães, avós, tias ou legalmente responsáveis). A entidade dispõe de uma equipe de profissionais atuando como educadores sociais nas áreas de dança, artes cênicas, inclusão digital, educação para valores, orientação e prevenção em saúde e um espaço lúdico, além de um grupo de apoio administrativo e de serviços de alimentação, limpeza e manutenção. Para os trabalhos pontuais, conta com um grupo de voluntários que tem desempenhado papel importante na realização de eventos, captação de recursos, organização de atividades extras e reorganização da biblioteca.

A Roca de Fogo Acampamentos

A ideia do projeto do acampamento Roca de Fogo, surgiu em 1995. Com o sonho de criar um espaço e uma metodologia para o desenvolvimento de habilidades pessoais e do autoconhecimento de jovens, de várias idades, aplicados ao ar livre. Para o idealizador da Roca de Fogo, Lincoln Ferri Amaral, “acampar é uma oportunidade de convivência e troca de experiências entre as pessoas através do contato com a natureza, onde todos encontram chances de manifestar criatividade e desenvolver habilidades. Onde as amizades se formam e se fortalecem, valorizando aquilo que realmente importa na vida”.

Você pode conhecer um pouco mais sobre as instituições nas páginas oficiais delas no Facebook.