Mês da Mulher continua com série de ações em Araraquara


Mês da Mulher continua com série de ações em Araraquara

Até o final de março, atividades gratuitas à população serão realizadas em vários pontos da cidade

Mes da mulher

A Prefeitura dá sequência às ações pelo Mês da Mulher, iniciadas em 8 de março, em Araraquara, e realizadas por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

Sob o tema “Trançando gerações – mulheres, trajetórias e desafios / Pelos direitos das meninas, mulheres e idosas: por nossas vidas!”, estas ações vão até o dia 30 deste mês, em vários pontos da cidade.

A programação, gratuita à população, apresenta, entre outros atos públicos, campanha educativa, rodas de conversa, palestras, audiência pública e atividades que envolvem economia solidária, sarau e premiação.

Na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa pode ser vista até o próximo dia 30 a exposição ‘Elas”, com obras de artistas araraquarenses de diferentes gerações que integram o acervo da Pinacoteca Mário Ybarra de Almeida.

Nesta quarta-feira (14), às 11h e às 17h, na Maternidade Gota de Leite, no Centro da cidade, profissionais de Saúde são convidados para saber mais sobre “violência contra a mulher e protocolos de atendimento”.

No Centro Dia do Idoso, no bairro do Carmo, no dia 22, às 10h, haverá a roda de conversa intergeracional com mulheres, abordando “Os desafios de ser uma mulher idosa”.

No dia 23 de março, o Teatro Wallace Leal recebe uma programação alusiva ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial – Mulheres Negras e Expressões Artísticas e Literárias, a partir das 19h.

Economia Solidária

Durante o Congresso Internacional de Democracia Participativa – Participação Popular e Economia Solidária, nesta sexta-feira (15), às 16h30, no Centro Internacional de Convenção, será realizada a roda de conversa “Mulheres na economia solidária: possibilidades de reconhecimento e emancipação social”.

Participam Maria Fernanda Marcelino e Vera Machado (SOF - Sempreviva Organização Feminista), Marta Joaquim (Cooperativa Acácia), Jiseli Dias de Santana (AMA – Associação de Mulheres do Assentamento Monte Alegre).

Nesta mesma temática, no dia 21, às 19h, será realizada a roda de conversa sobre “Mulheres, economia criativa e solidária”, no estacionamento da UPA Valle Verde. A organização é da Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio do mandato da deputada estadual Márcia Lia, com o apoio da Coordenadoria de Mulheres e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária.

Promotoras legais

Uma aula inaugural também está na programação do Mês da Mulher: será neste sábado (16), às 9h, com a 3ª Turma de Promotoras Legais Populares de Araraquara, organização do Coletivo Bennu.

A atividade, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, tem apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Uniara e Centro de Referência da Mulher de Araraquara.

A audiência pública “Combater o crescimento da violência sexual contra meninas e mulheres em Araraquara: estratégias de identificação da violência e protocolos de atendimento às vítimas” está marcada para o dia 18,às 19h, na Câmara Municipal.

A atividade tem organização do mandato da vereadora Thainara Faria, do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres.

Premiação

No dia 27, às 19h, ocorre a solenidade de entrega do Prêmio Heleieth Saffioti à professora Dulce Whitaker, na Câmara Municipal .

No dia 29, às 9h, na Sala de Reuniões da Prefeitura, o prefeito Edinho realiza a prestação de contas das Políticas para Mulheres e entrega o Guia de Serviços para a Mulher de Araraquara ao Conselho Municipal, durante a segunda edição do “Café da Manhã com o Prefeito”.

Também o Centro de Referência da Mulher tem uma programação voltada para o atendimento nas unidades de Cras – Centros de Referência de Assistência Social -, com rodas de conversa sobre “Gerações de mulheres e desafios: do combate à violência aos projetos de futuro”.

Vale destacar que o telefone de plantão do Centro de Referência da Mulher é o (16) 99762-0697.

Mais informações sobre a programação do Mês da Mulher podem ser conferidas no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).