O pomar de um bairro, cuidado pelo espírito de cidadania


O pomar de um bairro, cuidado pelo espírito de cidadania

Moradores do Jardim Aclimação criam modelo de gestão para o bairro, começando pela união e o respeito à natureza

Pomar 94Eliana Maria Ribeiro, presidente da associação de moradores no bairro

Um terreno de propriedade da prefeitura de Araraquara, medindo dois mil metros quadrados, no Jardim Aclimação, seria o local perfeito para mais um lixão a céu aberto, não fosse o trabalho dos seus moradores.

O bairro conta com uma associação forte: AMAR – Associação dos Moradores do Aclimação e Região, que tem como presidente Eliana Maria Ribeiro, que nos acompanhou em uma visita ao pomar e bosque que os vizinhos mantêm.

A presidente diz que eles perceberam a necessidade de ocupar o espaço, caso contrário seria tomado por resíduos e lixo, como é frequente na maioria dos terrenos da cidade. Foi quando o funcionário público e Técnico em Agropecuária, Luciano Fagnani, que mora em frente ao terreno, começou a plantar as primeiras mudas.

Pomar 95O pomar tratado com carinho e respeito no Jardim Aclimação

Eliana explica que a associação enviou vários requerimentos à prefeitura para conseguir um ponto de água para assim, poder regar as mudas. Conta também que nos finais de semana, o local passou a ser de atividade do bairro; logo às sete da manhã, Luciano já está no pomar com sua roçadeira, fazendo as podas  com ajuda dos vizinhos Luiz Fernando, Alexandre, Jaques, Silvia entre outros, que levam inclusive seus filhos com pequenos baldinhos de praia para ajudar a regar as mais de 120 mudas de 40 variedades de frutas. Em todos os pés, há placa com o nome de cada fruta, inclusive com uma grande variedade de frutas do serrado.

Pomar 96A sede da Associação dos Moradores do Jardim Aclimação