Prefeitura cria Comitê Gestor de Assuntos Relacionados à Saúde Pública


Prefeitura cria Comitê Gestor de Assuntos Relacionados à Saúde Pública

Objetivo é instituir parcerias público-privadas para elaboração de ações de prevenção a epidemias de arboviroses

Comite Vetores 149Prefeito quer instituir parcerias público-privadas para ações de prevenção

O prefeito Edinho participou, nesta segunda-feira (10), da reunião de abertura do Comitê Gestor de Assuntos Relacionados à Saúde Pública, cujo objetivo é instituir parcerias público-privadas para a elaboração de ações de prevenção a epidemias de arboviroses, incluindo dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras.

O encontro ocorreu na sala multiuso do Centro de Convenções de Araraquara (Cear) e a iniciativa foi apresentada pelo prefeito Edinho, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos. 

Estavam presentes neste primeiro encontro empresários de diversos setores, representantes de ONGs locais, instituições filantrópicas e religiosas, associações de bairro e do comércio. O grupo está aberto para mais adesões.

“A ideia é firmar parcerias para a implantação de ações de combate à dengue, aproveitando esse período mais propício para a prevenção. Registramos queda no número de notificações de casos nas últimas semanas por conta da temperatura mais fria e também das ações realizadas pelas equipes de vetores da Vigilância Epidemiológica. Então, é o momento de investir em prevenção. Para isso, apresentamos toda a situação aos presentes nesta primeira reunião do Comitê e esperamos agora contar com a iniciativa privada nesse trabalho, que é fundamental”, declarou Eliana Honain, secretária da Saúde. 

Rodrigo Ramos enfatizou a importância da participação das empresas e instituições neste trabalho de combate às arboviroses. Ele coordena as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti no município; deste o ano passado, os agentes de vetores vêm realizando mutirões, ações de fumacê e arrastões, além dos bloqueios casa a casa e nebulização diários em diferentes bairros da cidade.

Após a criação oficial do Comitê Gestor de Assuntos Relacionados à Saúde Pública, o grupo já marcou outra reunião na próxima segunda-feira (17), na qual os integrantes deverão apresentar ideias para que, a partir delas, será traçado um plano de ação.