Home Agronegócio

Bairro Santa Clara ganha sua Feira do Produtor Rural

44
Feira do Produtor 135

Com apoio e parceria da Prefeitura, projeto do Senar, Sindicato Rural de Araraquara e Itesp oferece produtos às segundas-feiras

Feira do Produtor 135Participantes do lançamento da feira no Santa Clara

Com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi lançada na segunda-feira (6), na Praça Álvaro Taniguchi, em Araraquara, a Feira do Produtor Rural no bairro Santa Clara.

Projeto do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Araraquara, em parceria também com Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Feira do Produtor será realizada semanalmente no Santa Clara, todas as segundas-feiras, das 16h às 20h.

Vale destacar que a feira de Araraquara será um novo canal de escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares e de assentamentos rurais do município.

Todos os feirantes passaram por curso de formação, ministrado pelo Senar, em parceria com o Sindicato Rural e, como diferencial, a feira apresenta uma proposta de sustentabilidade. Durante o curso do Senar, os produtores confeccionaram com bambu os seus próprios estandes de comercialização.

Para o diretor do Sindicato Rural e coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas, este é um trabalho com característica social que visa além da capacitação proporcionar a oportunidade do pequeno produtor desenvolver sua propriedade e gerar recursos com a colaboração da própria família. “Esta tem sido a nossa missão, formamos um grupo de produtores, disponibilizamos gratuitamente o aprendizado, o material, uniforme e até mesmo o estande, para que possam ter um encaminhamento completo para o agronegócio”, assegura o coordenador.

Vale destacar que as Feiras do Produtor têm se consolidado como uma importante estratégia de comercialização a estes pequenos produtores, garantindo renda e proporcionando um comércio justo, ao eliminar a figura dos intermediários e permitindo que os lucros sejam do produtor.

Também permitem a comercialização de produtos da própria localidade, incentivam a produção de alimentos saudáveis e favorecem a permanência das famílias no campo.

Para o consumidor, a feira é uma oportunidade de adquirir produtos de qualidade, com o menor preço e manter o contato direto com quem produziu.

INTEGRAÇÃO

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, as feiras dos produtores são consideradas de suma importância para o município. “Porque contribuem para o desenvolvimento rural sustentável em um contexto amplo, fortalecendo um dos elementos finais do ciclo de trabalho com os pequenos produtores”, enfatiza Damiano.

Para a coordenadora municipal de Agricultura, Silvani Silva, a feira do produtor possibilita que também a população da periferia de Araraquara crie o hábito de consumir produtos saudáveis, com qualidade e preços justos.

Ainda vale destacar que este mesmo projeto engloba a feira do estacionamento da UPA Valle Verde, sempre às terças, das 16h às 20h, e, no mesmo horário, às sextas-feiras, em frente à Arena da Fonte.

Feira do Produtor 133O produtor rural Marcelo Roberto dos Santos, o vice-prefeito Damiano Neto e o coordenador regional do SENAR, João Henrique de Souza Freitas