Home Destaques

Ao jornal Folha, Thainara diz que os vereadores a “perseguiam” e a “discriminavam no Plenário”

O sociólogo e jornalista José Maria Viana escreve sua coluna Bastidores nos fins de semana no Portal RCIA ARARAQUARA. Ele nesta edição investe outra vez a força das suas palavras sobre Thainara Faria, a perserguida, que desandou vocabulário sobre a Câmara Municipal de Araraquara, atingindo até mesmo seus companheiros.

131
Thainara Faria, enquanto vereadora em Araraquara

100 DIAS POSITIVOS
Não diria que houve grandes avanços nos 100 Primeiros Dias do Governo Lula 3, mas dá um alívio saber que as coisas voltam à regularidade institucional com a convivência republicana dos Três Poderes; uma relação mais madura com o Congresso. De positivo mesmo está o retorno da estabilidade das políticas públicas tumultuadas pelo governo anterior, o desmonte das arapucas e a funcionalidade dos órgãos governamentais de antes de Jair Bolsonaro!

CRIANDO O CAOS
Como sabemos o esvaziamento desses órgãos pelo governo anterior, diminuindo suas capacidades de fiscalização e funcionamento republicano, além dos ataques constantes aos outros poderes, tinha o único objetivo de criar uma situação de caos para depois organizar-se um Governo Único, em que se sairia fortalecido apenas o Poder Executivo… Em outras palavras, uma espécie de ditadura como a anterior, num cenário semidemocrático! Caducou!

POLÍTICAS PÚBLICAS
No Lula 3, no plano da gestão, busca-se reatar as práticas normais e saudáveis na educação, na saúde, na seguridade, na política ambiental, nos direitos humanos e atuações profissionais das polícias Federal e Rodoviária, de modo a servir o país e não ao governo de plantão ou ao seu chefe e à sua família nos interesses mais diversos do campo particular ao aparelhamento! São as coisas voltando ao normal para se iniciar o avanço nas pautas sociais e econômicas!

VELHOS COMO ANTES
O que há de negativo nesse novo Governo Lula 3 é a visão ultrapassada do Brasil e do mundo sem compreender a evolução das últimas décadas; não aprender com os erros do próprio partido e até com o resultado da eleição! Não dá para maquiar o marco do saneamento, a Lei das Estatais, gambiarras no orçamento secreto, reforma trabalhista, novo Ensino Médio. E mais ainda a questão das privatizações, do preço dos combustíveis e o Banco Central…

EMBATES E DESFORRAS
Lula precisa aprender com Nelson Mandela que muitas vezes teve que contrariar os próprios eleitores, perdoar e fazer alianças com setores que ainda controlavam parte substancial da África do Sul. Deve fugir, esquecer os embates e desforras. O país está dividido e precisa ser pacificado. Será que Lula acha que ganhou a eleição porque é bom de voto? Não, porque o outro foi um desastre e negligenciou especialmente na Pandemia, do contrário não perderia nunca!

MORRENDO PELA BOCA
É comum que presidentes, como os peixes, morram pela boca. São incontáveis os escorregões de todos desde a redemocratização – exceção a FHC – pontuando campeão de aberrações Jair Bolsonaro. Lula está numa saia justa no mundo ao dizer: “Quando um não quer, dois não brigam”, se referindo a Rússia e Ucrânia. Agora disse a Zelensk: “Não dá para querer tudo” e que poderia abrir mão da Criméia à Rússia! Analistas dizem em tom jocoso no Twitter, porque então o presidente “não cede o Ceará para Portugal”? Para o presidente o invadido tem culpa!

MILITARES INVESTIGADOS
Chegou-se finalmente a 89 militares que serão investigados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, entre eles, três generais. Serão julgados por comportamentos, atitudes golpistas e conivência, pela Justiça Comum, nada de Justiça Militar! Augusto Heleno reagiu com ameaças quando um partido pediu a apreensão do celular de Bolsonaro, em 2020 e mais ainda quando em 2021 a CPI puxou o fio dos militares suspeitos de negociarem vacinas. Se acham intocáveis!

JULGAMENTO DE GOLPISTAS
Foi marcado para 18 de abril no Plenário virtual do STF as cem primeiras denúncias contra os acusados dos atos golpistas do “8 de Janeiro”, entre os 1.390 já denunciados pela PGR. Nas audiências o STF vai julgar se aceita as denúncias contra os acusados e daí as investigações continuam com testemunhas de acusação e defesa. Dos quase 1.400 presos, apenas 313 pessoas continuam mantidas na Penitenciária da Papuda entre arruaceiros e financiadores.

THAINARA E A CÂMARA
A deputada estadual Thainara Faria (PT) que acusou o Portal RCIARARAQUARA de persegui-la – sem provas – e faz campanha se vitimizando, denunciou numa entrevista ao maior jornal do país, a Folha, que vereadores de Araraquara a “perseguiam” e a “discriminavam no Plenário”. Como não revelou nomes de nenhum deles, acabou por atingir a instituição Câmara Municipal de Araraquara, num dos ataques que a cidade sempre sofre desde o século XIX.

IMAGEM DA CIDADE
A Seção procurou processos contra os vereadores, mas não os encontrou e não sabemos se os há de fato, todavia mais uma vez a deputada se fez de vítima atingindo seus colegas e a cidade. Como se sabe desde o século XIX, com o assassinato brutal dos Britos, a cidade sofre com esse tipo de denúncia que difama a imagem do burgo, caso do processo do padre da Igreja Matriz contra José Celso Martinez Corrêa que usou paramentos sagrados em “Mistérios Gozosos”.

MINHA IMAGEM PRIMEIRO
Não que Araraquara não tenha seus problemas, mas denúncias desse tipo jogam a imagem da cidade para baixo – como conservadora, que não se livra de racismos e perseguições! – e a vítima ao patamar elevado de herói. Sociólogo, nos disse: “Essa postura oportunista não tem futuro, em um momento qualquer vai se esgotar. A postura e a imagem são de vítima, mas a prática política não reflete em ações identitária”. Outro disse: “Ela acha que é Jesus Cristo”!

FERROVIÁRIA
Amigos me dizem para não falar de futebol que não sei… Pode ser! Por aqui a Ferroviária caiu mais uma vez, decepcionando a nós torcedores da cidade e por quê? Ora, porque o futebol se transformou em um grande e importante centro de negócios. Amigo meu que entende me disse que “foram vendidos bons jogadores de 17 e 18 anos ao Palmeiras e ao Cruzeiro”…

PERDEU O PROTAGONISMO
O Brasil me parece que perdeu de vez o protagonismo do futebol mundial. Depois de 2002 só apanhamos nas Copas, inclusive o 7 a 1 para a Alemanha, na Copa que sediamos em 2014. É só vexame! Os times brasileiros estão em alta no Continente, mas quando disputam o Mundial de Clubes, não passam sequer pela primeira fase nos envergonhando diante do mundo. Basta ver o papelão de Palmeiras e Flamengo! É urgente uma reformulação do nosso futebol…