Home Cultura e Lazer

Raquel Rolnik, urbanista e arquiteta, é destaque na mesa de conversa na Biblioteca Municipal

Mesa de conversa terá início às 10 horas; Raquel Rolnik é professora titular da FAU-USP e prefeita do campus da Universidade de São Paulo

3
Raquel Rolnik, urbanista e arquiteta

Na próxima sexta-feira (21), Raquel Rolnik, urbanista e arquiteta, é destaque na mesa de conversa “Memórias, patrimônios e sustentabilidade em centros históricos: como promover a transformação?”, junto com a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Adriana Medina, e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto. A atividade gratuita será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, às 10 horas, e as inscrições online já estão abertas.

Raquel Rolnik é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e prefeita do campus da Universidade de São Paulo. De acordo com Adriana Medina, a atividade deverá contribuir para a ampliação de experiências e perspectivas de transformação dos espaços centrais que fazem parte do patrimônio histórico de Araraquara.

Vale apontar que Raquel foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92), secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07) e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas.

Crítica das políticas urbanas atuais, incluindo o Plano Diretor da cidade de São Paulo, Raquel considera que faltam nelas inclusão social, o que intensifica a formação de uma população marginalizada e de rua, o que gera a chamada “emergência habitacional”.

De 2008 a 2014, Raquel foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Atuou como colunista de urbanismo da Rádio CBN-SP, Band News FM e Rádio Nacional, e do jornal Folha de S.Paulo,  mantendo hoje coluna na Rádio USP e em sua página raquelrolnik, além do site https://raquelrolnik.wordpress.com/ .

Entre seus livros publicados, destacam-se: “A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo” (Studio Nobel, 1997), “Guerra dos lugares: A colonização da terra e da moradia na era das finanças” (Boitempo, 2016) e “São Paulo: Planejamento da desigualdade” (Fósforo editora, 2022).  

Os interessados para a mesa de conversa devem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/BZmg6dFaTM1W1FXL7 . A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:
Mesa de conversa com Raquel Rolnik – “Memórias, patrimônios e sustentabilidade em centros históricos: como promover a transformação?”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Data: 21 de junho (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/BZmg6dFaTM1W1FXL7