O XXIII Seminário de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade no Agronegócio, promovido pelo Gerhai, ocorrerá no dia 27 de setembro no Auditório da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), em Sertãozinho (SP).
O evento reunirá empresários, executivos e formadores de opinião responsáveis por decisões nas áreas de recursos humanos, gestão estratégica, jurídico, serviço social, saúde ocupacional, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, sustentabilidade e comunicação. Também estarão presentes profissionais de usinas de açúcar, álcool e energia, além de representantes de outros segmentos do agronegócio.
PROGRAMAÇÃO
O seminário começará às 8h com a entrega das credenciais. Às 9h, ocorrerá a cerimônia de abertura, conduzida por José Darciso Rui, com discursos de Sergio Mira Machado, presidente do Gerhai, e outras autoridades, além da execução do hino nacional.
Às 9h30, Marcos Fava Neves, doutor pela USP e engenheiro-agrônomo pela Esalq, apresentará a conferência “O setor sucroenergético: tendências e alternativas para o agronegócio – açúcar, mercado externo e interno; etanol e cogeração; e concorrência de novos produtos no mercado nacional e internacional”.
Às 10h50, o painel interativo discutirá “O novo normal: flexibilização do trabalho, legislação e decisões judiciais; aspectos jurídicos e legais na gestão de pessoas”. Moderado por Jaciara Pinheiro, CEO e diretora técnica da Rhopen, o painel contará com a participação de Maria Hemilia Fonseca, doutora em Direito do Trabalho e mestre pela USP; Amanda Barbosa, juíza coordenadora do Cejusc e responsável pelo Trabalho Seguro em Ribeirão Preto; e Maria Cristina Mattiolli, desembargadora do TRT da 15ª Região.
Após o brunch, às 13h20, será realizado o painel “Governança e ESG: a mulher na sociedade brasileira – a profissional, a esposa, a mãe, a avó. Desafios, preconceitos e oportunidades”, moderado por Ana Dulce de Souza Nunes, consultora e mentora TOP 3 em RH pelo Gerhai. Participarão Claudia Maria Toniello, diretora de Recursos Humanos do Grupo Viralcool; Daniela Bertoldo, escritora e empresária; e Fátima Regina Garcia, gerente de marketing e comunicação da APETIT.
Para encerrar a programação, às 15h10, Veronica Lopes, diretora-presidente e cofundadora do Instituto Oportunidade Brasil, apresentará a conferência “As mulheres empreendedoras: superando desafio, vencendo preconceitos e enfrentando a discriminação social”.