Home Cultura e Lazer

Exposição sobre combate à gordofobia é aberta no saguão da Câmara em Araraquara

Material integra semana municipal sobre o tema e fica disponível para visualização do público até sexta-feira (13)

0
Rodrigo Magosso, professor de Educação Física

Uma exposição que integra a Semana Municipal de Combate à Gordofobia foi aberta no saguão da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (10). O material ficará disponível ao público até sexta-feira (13), das 9 às 18 horas, na sede do Legislativo (Rua São Bento, a Rua 3, nº 887, Centro).

A mostra traz informações sobre a semana comemorativa e a definição do que é gordofobia (preconceito contra corpos gordos), os efeitos que ela causa e exemplos de frases e comentários que podem parecer inocentes, mas são gordofóbicos. Também é exibido um manifesto do Pesquisa Gorda – Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil.

“Comecei a mostrar para as pessoas que ninguém deveria falar para elas emagrecerem e que, na verdade, o exercício tinha que ser algo prazeroso. Eu consegui trazer mais pessoas para a academia e para a prática do exercício, que é o que realmente importa. Isso vai falar sobre a nossa saúde, e não o nosso peso”, afirma o organizador da exposição, Rodrigo Magosso, que é professor de Educação Física, docente voluntário do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador técnico da academia do Clube Náutico Araraquara. Ele também escreveu o livro “Vamos falar sobre peso”.

“Qualquer ação que nós façamos e que diga que um corpo gordo não é adequado, não é um corpo saudável, é uma ação gordofóbica. Mesmo que você diga ‘só estou preocupado com a sua saúde’, isso é uma frase gordofóbica, porque associa o peso a uma doença”, complementa o professor.

A semana municipal foi instituída pela Lei nº 10.733/2023 e tem por objetivo dar visibilidade à discriminação e ao estigma social enfrentados por pessoas gordas, a fim de garantir o direito a cidadania, saúde integral, educação inclusiva e trabalho.