
O Sincomercio Araraquara e o Sincomerciários definirão, oficialmente, o cronograma até maio, mas a tendência é baixar as portas.
Em pouco mais de três meses, o país do futebol começa a respirar o clima da maior competição do esporte: a Copa do Mundo que, em 2018, invade a Rússia. O Brasil estreia contra a Suíça no dia 17 de junho, um domingo, às 15 horas. Por cair em um dia que não é útil, a data não deve alterar a rotina da maioria das pessoas, salvo para jornadas de trabalho com regime de plantão, como unidades de saúde e trabalhadores do transporte coletivo.
Os outros dois jogos da Seleção Brasileira na primeira fase do torneio serão em dias úteis. Na segunda rodada, o Brasil encara a Costa Rica no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9 horas da manhã. Na terceira, Brasil e Sérvia se enfrentam às 15 horas do dia 27 de junho, quarta-feira. Já essas datas afetam bastante um setor: o comércio que passa por agruras.
Segundo Antônio Deliza Neto, o Toninho Deliza, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), o tema Copa do Mundo já está em pauta, porém todo seu modelo será definido nos próximos dois meses após reuniões com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários).
Mas Deliza acredita que o fechamento será, possivelmente, à escolha. Pode-se haver um fator facultativo, também. “Vivemos uma recuperação econômica, o que abre essas possibilidades. O que eu sei é que não dá para obrigar que o comerciante abra suas portas. Podemos estudar turnos únicos ou mesmo compensações”, afirma.
José Vicente Piccione, vice-presidente do Sincomérciários, adota o mesmo discurso de Deliza, deixando claro que todas as definições estão por vir. “Fechar o comércio em horário de jogo não causa nenhum problema para o comércio, afinal quem sai de casa na hora de jogo para fazer alguma compra? Essa deve ser a tendência”, afirma.
Caso o Brasil passe da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia, as datas posteriores variam. Os comandados de Tite podem encarar as oitavas de final nos dias 2 ou 3 de julho, quarta e quinta-feira, respectivamente. As quartas de final estão marcadas para os dias 6, sexta-feira, e 7 de julho, sábado. Já as semifinais serão nos dias 10 e 11 de julho, terça e quarta-feira, com as finais nos dias 14 e 15 de julho, sábado e domingo. Tudo deverá ser definido até maio.