
Na manhã deste sábado (19), o diretório municipal do MDB de Araraquara realizou uma reunião com sua executiva para debater temas relevantes para o futuro da cidade. Sob a presidência de Marcos Daniel, o encontro tratou de pautas prioritárias como o projeto de universalização do DAAE, a situação da saúde pública no município e o planejamento político para as eleições de 2026.
O partido manifestou-se de forma contrária ao projeto que, na prática, abre caminho para a privatização do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE). Segundo os membros da executiva, o DAAE é superavitário e possui um dos melhores sistemas de saneamento do país, sendo um patrimônio público que deve ser preservado.
Durante as gestões do MDB, o departamento foi administrado por técnicos qualificados, passou por processos de modernização e teve a criação da Agência Reguladora de Água, reforçando o compromisso do partido com a excelência na gestão pública. Vale destacar que, recentemente, o MDB, por meio do deputado federal Baleia Rossi, do ex-prefeito Marcelo Barbieri e dos vereadores Aluísio Boi, Marcão da Saúde e Gerson da Farmácia, conquistou mais de R$ 38 milhões em recursos para investimentos no DAAE.
A saúde do município também foi pauta central da reunião. O MDB reafirmou total apoio aos seus vereadores na atuação fiscalizadora e lamentou mais uma vez o episódio protagonizado pelo secretário municipal de Saúde, que agrediu verbalmente os parlamentares durante uma visita ao Hospital de Retaguarda do Melhado. Diante disso, o partido cobra publicamente a saída imediata do secretário, em respeito à população e à harmonia institucional.
Além disso, a executiva iniciou as discussões sobre o projeto político do MDB para as eleições de 2026. A legenda articula uma candidatura a deputado estadual que formará uma dobrada com o deputado federal e presidente nacional do partido, Baleia Rossi. O nome mais cotado para a disputa é o de Gerson da Farmácia, atual primeiro suplente de vereador e liderança em ascensão na cidade.
Durante o encontro, o diretório municipal também aprovou uma moção de apoio à recondução do deputado Baleia Rossi à presidência nacional do MDB até 2027. A executiva enalteceu a atuação de Baleia à frente da sigla, destacando sua liderança equilibrada, sua capacidade de diálogo e a defesa incondicional do municipalismo. O diretório municipal de Araraquara declarou apoio irrestrito à sua recondução.
O MDB segue reafirmando seu compromisso com Araraquara, com responsabilidade, diálogo e a convicção de que os interesses da cidade devem sempre estar acima de qualquer disputa ideológica.