
Referência em língua portuguesa no mundo, a araraquarense Maria Helena de Moura Neves, professora emérita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), receberá uma Moção de Aplauso da Assémbleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O documento será entregue na noite desta quinta (28/09), a partir das 18h30, durante a abertura da “Jornada de Empreendedorismo, Saúde e Educação da Região Central do Estado de São Paulo”, que ocorre na sede Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA).
A iniciativa é assinada pelo Deputado Estadual Castello Branco (PSL-SP). “Ao conhecer a sua dedicação e alegria em trabalhar aos 90 anos de idade nesta profissão tão cheia de desafios, é um exemplo para todos nós”, comenta Castello Branco.
A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária. A idéia é valorizar as ações e pontuar a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural de uma cidade.
Natural de Araraquara, a professora Maria Helena de Moura Neves nasceu em 1931. É doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo (USP), livre-docente em Língua Portuguesa e professora emérita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP.
Desenvolve trabalhos sobre a língua portuguesa: texto e gramática, história da gramática, descrição da língua portuguesa e funcionalismo. Autora de mais de 20 livros, assina outras centenas com demais colegas.
(Por Matheus Vieira)