Estimativas preveem um mercador consumidor de 11 bilhões de litros, muito por conta do B16, mistura de 16% de biodiesel no óleo diesel. O B16 deverá entrar em vigor neste ano, como prevê a Lei Combustível do Futuro. Atualmente, a adição de biodiesel no diesel é de 14%.
Mas as usinas de biodiesel em operação no país estão prontas?
“O mercado brasileiro de biodiesel chega a 2026 mais preparado, com cadeia de suprimentos consolidada, elevada eficiência operacional e experiência suficiente para sustentar novos avanços”, disse André Lavor, CEO da Binatural.
“O setor e a Binatural estão tecnicamente e operacionalmente prontos para atender a uma demanda em cerca de 11 bilhões de litros, decorrente da mistura para B16.”
“A capacidade produtiva instalada, aliada à diversificação de matérias-primas e à robustez logistíca, permite absorver esse crescimento de forma segura, sem riscos de desabastecimento”, destaca.
É importante dizer que de acordo com projeções de mercado, a demanda por diesel B, mistura de diesel A com biodiesel, deve crescer em 2026 no Brasil. Esse crescimento é resultado da continuidade de atividades econômicas que dependem diretamente do diesel, principalmente nos setores agrícola e industrial.