Home Agronegócio

Aberta temporada de prevenção e combate a incêndios no campo

62
Queimada 146

Aulas teóricas e práticas mostram as técnicas e os procedimentos que são utilizados para minimizar um dos problemas mais complexos na vida do produtor rural: as queimadas.

Queimada 146Antes da simulação do incêndio, os trabalhadores acompanham as instruções

Ao explicar para os trabalhadores da Usina São Martinho em maio, que uma das funções do Senar SP e do Sindicato Rural é a prevenção e o combate a incêndio no campo, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas também lembrou o grande interesse das empresas em se estruturar e capacitar seus profissionais. “Ainda tem ocorrido grande incidência de incêndios e matas em propriedades rurais, ocasionando enormes danos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio”, argumentou  João Henrique que também é coordenador regional do Senar SP.

A presença do instrutor Henri Lopes serviu para mostrar que existem diversas técnicas e procedimentos para prevenir e combater incêndio no campo, os quais são padronizados a fim de serem utilizados em qualquer situação. Assim, durante dois dias, o instrutor mostrou as técnicas usadas na construção de aceiros, controle de ervas daninhas, armazenamento, organização e manutenção correta de materiais combustíveis e de equipamentos para extinção do fogo, como enxadas, facões, foices, abafadores, tratores, bomba-costal e agentes extintores, como terra e areia.

Para os trabalhadores participantes do curso, além da empresa facilitar o acesso ao conhecimento, é importante que, aprendendo, a capacitação certamente abrirá espaço para o crescimento profissional de cada um. Para isso, a explicação é de que há outros ensinamentos interessantes como os procedimentos a serem adotados em casos de acidentes, citando exemplos de quedas, queimaduras, intoxicações por fumaça e ataques de animais peçonhentos.

Em linhas gerais, disse João Henrique, esta é uma época apropriada para ocorrência de incêndios no campo, motivados principalmente pela estiagem que se aproxima.

O instrutor Henri, o coordenador do Senar João Henrique e os participantes do curso, durante aula teórica