Evento reuniu produtores de açúcar de beterraba e de cana de várias partes do mundo
A Associação Mundial dos Produtores de Açúcar de Beterraba e de Cana (WABCG), organização internacional que agrupa as associações nacionais e regionais de produtores de beterraba açucareira e cana-de-açúcar a nível internacional, realiza esta semana a 13ª Conferência WABCG. O evento acontece em Ribeirão Preto entre os dias 03 e 06 de junho.
Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil, graças a também presidência da associação, que é comandada, desde 2018, pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Eduardo Vasconcellos Romão, ex-presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil).
O presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (Canasol), Luís Henrique Scabello de Oliveira e o diretor Romualdo Luiz Vanalli Polez participaram do evento na terça-feira (4), onde na oportunidade assistiram a apresentação de Shivajrao Dreshmukh, produtor na Índia, falando sobre sua experiência com excelentes resultados no cultivo de beterraba açucareira naquele país.
Nesta quarta-feira (5) a Canasol se fez presente com o diretor Jorge Piquera e a vice-presidente Tatiana Caiano Teixeira Campos Leite, onde temas relevantes foram debatidos no encontro, entre eles a RenovaCalc, que é a ferramenta que funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis pelas usinas.
A Conferência reuniu centenas de participantes vindos de vários países e sua programação, além de debates, contará com visitas técnicas no Centro de Cana do IAC e na fazenda do produtor de cana, Paulo de Araújo Rodrigues, diretor do Condomínio Agrícola Santa Izabel.
WABCG
A WABCG possui mais de 34 associações membros e reúne mais de 5 milhões de produtores de beterraba sacarina e cana-de-açúcar dos cinco continentes. A WABCG está presente em 32 países, produzindo 60% da produção mundial de açúcar.
A WABCG é uma organização não-política em estreito contato com outras organizações internacionais no setor açucareiro e, em particular, com a Organização Internacional do Açúcar (ISO). Além disso, é totalmente financiada e controlada por suas organizações membros.
Os dois principais objetivos da WABCG são contribuir para o bem-estar económico, técnico e social dos produtores de beterraba e cana, por meio da organização de um intercâmbio de informações e ideias sobre todos os problemas encontrados no setor. E contribuir para o reforço da representação profissional dos produtores de beterraba e cana-de-açúcar nos fóruns nacionais e internacionais.
Os diretores Jorge Piquera e Tatiana Teixeira estão participando do congresso internacional da WABCG (Associação Mundial de Produtores de Beterraba Açucareira e Cana de Açúcar) na cidade de Ribeirão Preto. Com diversos temas entre eles o de grande importância a RenovaCalc.