Home Agronegócio

Curso capacita profissionais para operação e manutenção de roçadoras

Nos dias 29 e 30 de abril foi realizado o curso de Operação e Manutenção de Roçadora Lateral em Boa Esperança do Sul, a pedido da Fazenda Entre Rios, que pertence a Citrosuco. Além de capacitar trabalhadores rurais o programa cria profissionais para o mercado de trabalho.

151
O mercado de trabalho é amplo para quem trabalha com roçadora

Do laboratório de pesquisa até o ponto de venda no supermercado, na feira ou no porto, há pessoas que precisam apresentar competências que as tornem ágeis, proativas e ambientalmente conscientes. Esta é uma análise feita pelo coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, sobre a capacitação de trabalhadores rurais, através do Sindicato Rural e do próprio Senar.

O desmonte da máquina antes da operação

Segundo ele, até mesmo a atividade de operador de roçadora lateral, é muito importante neste momento. Além da formação o curso entrega ao mercado o profissional que também poderá ser utilizado no aparo de um gramado ou canteiros de vias públicas. Tudo precisa de um preparo, comenta o agrônomo.

É interessante citar que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é a escola que dissemina os avanços da ciência e as novas tecnologias, capacitando homens e mulheres em cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, por todo o país.

O acerto da máquina para início da atividade

Em cursos, como este realizado em Boa Esperança, são distribuídas cartilhas, material didático de extrema relevância por auxiliar na construção do conhecimento e constituir fonte futura de consulta e referência. “Conquistar melhorias e avançar socialmente e economicamente é o sonho de cada um de nós. A cartilha faz parte de uma série de títulos de interesse nacional que compõem a coleção SENAR. Ela representa o comprometimento da instituição com a qualidade do serviço educacional oferecido aos brasileiros do campo e pretende contribuir para aumentar as chances de alcance das conquistas a que cada um tem direito”, comenta o coordenador

O curso, segundo o instrutor Valmir Felix Pinto, abordou a mecanização, operação e manutenção de roçadora. As informações foram debatidas em linguagem simples e de fácil compreensão, explicou o instrutor. Uma das observações está voltada para o desempenho do aluno onde é possível ver – o quanto ele se interessa pela matéria.

O curso é realizado de forma gratuita para capacitar os trabalhadores

Neste curso, justifica Felix, sentimos o empenho e a dedicação de cada um. Vimos o comprometimento dos alunos, e, certamente esse interesse poderá levá-los a obtenção de rendas extras que vão reforçar o caixa familiar, completou.

De acordo com o coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o curso terve 16 horas de treinamento com aulas teórica e prática, realizadas em espaço cedido pela Prefeitura de Santa Lúcia. “O que o sindicato e o Senar fazem é oferecer a oportunidade para que o trabalhador tenha uma atividade profissional e possa garantir uma renda”, argumentou.

A roçadora como máquina portátil é de fácil manejo e pode ser utilizada no corte de vários tipos de vegetação. Ela apresenta dois modelos – elétrica ou a combustão. “No curso ensinamos como operar a máquina, mas também mantê-la limpa e em condições plenas de uso, lhe dando durabilidade no seu período de vida útil”, assegura Felix. Os alunos tiveram a parte teórica e prática, onde desmontaram limparam e montaram a roçadora.