Home Agronegócio

Curso orienta trabalhador a ter segurança com máquinas e implementos agrícolas

Em Américo Brasiliense, os trabalhadores rurais conheceram novas técnicas de segurança no trabalho com máquinas e implementos agrícolas, de forma gratuita. Foram três dias de aprendizado com amplo debate sobre a NR 31.12

312
Participantes do curso na Usina São Martinho

Em parceria com o Senar-SP, o Sindicato Rural de Araraquara organizou na Usina São Martinho, em Américo Brasiliense,  no período de 28 a 31 de janeiro o Curso de Segurança em Máquinas e Implementos Agrícolas – BR 31.12. O programa foi dirigido pelo instrutor Clóvis Colete com aulas teóricas e práticas na própria usina.

Acompanhando o curso ministrado aos trabalhadores da São Martinho, antiga Santa Cruz, o coordenador regional do Senar-SP, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, destacou que – o manuseio de máquinas agrícolas está presente na lida diária do campo e que, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), é a atividade que mais oferece riscos ao trabalhador rural. De fato, disse ele, a cada ano, como revela uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cerca de 700 mil trabalhadores rurais são vítimas de acidentes, a maioria durante a operação das máquinas, especialmente tratores.

Conhecer a máquina e os sinais, dois momentos importantes do programa

Por conta dessa preocupação é que o Senar-SP  e o Sindicato Rural tem buscado através de cursos prevenir o crescente número de acidentes; ambos, disse João Henrique, investem na capacitação, oferecendo gratuitamente um curso sobre o tema.

Clóvis Colete conta ao RCIA que o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR.31.12 – ensina como evitar os acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as normas previstas na legislação. Desde 2005, o Brasil revisou e criou normas técnicas para redução de acidentes e doenças no meio rural, editando uma norma regulamentadora.

O instrutor Clóvis durante aula teórica

“A lei é extensa e muito detalhada. Poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que ela exige. O curso tem este objetivo onde o participante tem a oportunidade de conhecer a fundo as regras precisas que a NR-31 estabelece para cada tipo de máquina”, completou.

 ETAPAS DO CURSO

Dividido em módulos o curso traz os princípios gerais de segurança com as máquinas e implementos. O segundo estuda os capítulos da NR-31 sobre proteções, transmissões de força, meio acesso, segurança nas atividades, que são os mais minuciosos da legislação. Para se ter uma ideia, a lei regulamenta até como devem ser as escadas, rampas e plataformas, além dos dispositivos de partida das máquinas.

Aula prática na usina

Outro módulo o participante passa a conhecer os símbolos universais usados na área, e a seguir as informações contidas nos adesivos, assim como a sinalização das máquinas e implementos. O quinto é dedicado a segurança e à manutenção das máquinas e implementos, incluindo nele noções de trânsito. No sexto e último, são ensinados primeiros socorros e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).