Home Agronegócio

Eleita a nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Rural de Araraquara

Escolha dos novos diretores ocorreu na semana passada através dos conselheiros empossados em fevereiro pelo prefeito Edinho

154
Os integrantes da Mesa Diretora do Conselho, Guilherme Lui de Paula Bueno, João Henrique de Souza Freitas, Maria Aparecida de Oliveira e Enedina Ferreira de Andrade

Criado pela Lei Municipal Nº 8.971, de 11 de maio de 2017, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara, na semana passada elegeu os integrantes da sua nova diretoria. Uma das suas atribuições, diz o estatuto é estabelecer diretrizes para a organização da política agropecuária e agroindustrial, bem como da pequena e média produção do Município.

Desde que o conselho foi criado esta é uma das raras vezes em que duas instituições diretamente ligadas ao setor agropecuário ou agronegócio ocupam os principais lugares dentro de uma administração: a presidência será ocupada por Guilherme Lui de Paula Bueno, funcionário da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara – Canasol. Ele também é responsável pelo setor ambiental da entidade

Guilherme, pela primeira vez assume essa função ao lado de outras que completam sua trajetória: coordena o grupo ambiental da ORPLANA, é membro do Grupo do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético do Estado de São Paulo, Membro da Câmara Ambiental do Setor Sucroenergético (CETESB), Membro do Grupo Gestor do PAME-AR – Plano de Auxilio Mutuo e Emergencial de Araraquara e Região.

Para a vice-presidência do conselho, de acordo com a Prefeitura do Município de Araraquara, foi eleito o vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, que também é o coordenador regional do Senar-SP, cuja missão é organizar e administrar cursos de capacitação profissional envolvendo diretamente produtores e trabalhadores rurais, vinculados junto as empresas do setor.

Paralelamente, diz João Henrique, referindo-se ao papel do conselho – temos que estabelecer diretrizes para a organização da política agropecuária e agroindustrial, bem como da pequena e média produção do Município. Mas, o conselho também está atento a promoção e a integração dos vários segmentos do setor produtivo rural, vinculados à produção, à comercialização, ao armazenamento, à industrialização e ao transporte.

A coordenadora de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade foi eleita para a secretaria do Conselho e Maria Aparecida de Oliveira, para a segunda secretaria.