A palha da cana-de-açúcar, antes considerada um resíduo agrícola, tem se tornado uma importante alternativa para geração de energia sustentável. Um dos desafios deste aproveitamento é a logística de recolhimento da palhada, que possui alto volume e demanda equipamentos específicos. Para suprir essa necessidade, a Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, lança na Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP) de 28 de abril a 2 de maio, a enfardadora MF 2234 prismática, com capacidade para compactar fardos gigantes de até 3 metros de comprimento, facilitando o transporte e o armazenamento.
“Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha ficam espalhados pelo solo, desempenhando um papel importante na conservação da umidade e na proteção contra erosão. No entanto, parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia para as próprias usinas e o excedente pode ser exportado para a rede elétrica nacional. A enfardadora MF 2234 desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo uma solução eficaz para o aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar e promovendo a geração de energia limpa”, explica Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto Massey Ferguson.
Projetada para trabalhos pesados, a enfardadora MF 2234 se destaca pelo alto desempenho no recolhimento da palha da cana, capins e outros resíduos agrícolas, com capacidade para produzir um fardo por minuto e cobrir até quatro hectares por hora. Sua estrutura robusta garante durabilidade, reduzindo o desgaste de componentes e minimizando a necessidade de manutenção.
Combinada com tratores da linha MF 7700, equipados com o motor eletrônico AGCO Power de 6 cilindros e potências de 195 cv a 250 cv, a MF 2234 oferece alta segurança operacional, facilidade de uso e baixo custo de manutenção. A transmissão DYNA-6 Power Shift contribui para o aumento de até 30% no rendimento operacional e redução de 15% no consumo de combustível. O monitoramento eletrônico permite ajuste automático do tamanho, compactação e recolhimento dos fardos diretamente da cabine do operador, otimizando o processo, reduzindo perdas e tornando a logística mais eficiente.
“O mercado de recolhimento de palhada de cana está em crescimento acentuado, impulsionado pelo foco em sustentabilidade e redução de emissões de carbono. A adoção de tecnologias como a enfardadora MF 2234 abre novas oportunidades para usinas e produtores de biomassa”, destaca Zanetti.
Além da utilização na indústria sucroenergética, a enfardadora MF 2234 se destaca pela eficiência na produção de feno em larga escala, sendo uma alternativa vantajosa para pecuaristas, especialmente em estados como Mato Grosso e nas regiões Sul do Brasil.