Home Agronegócio

Entidades colocam novos eletricistas no mercado de trabalho na região de Araraquara

É um bom começo ser preparado para atuar como eletricista em instalações que envolvem baixa tensão; com o tempo a experiência e novas capacitações permitem dar ao profissional horizontes ainda mais prósperos.

110
A satisfação em estar certificado pelo Senar e o Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Araraquara e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveram em Américo Brasiliense em parceria com a Prefeitura Municipal o curso de Eletricista para capacitação de trabalhadores em instalações elétricas de baixa tensão. O programa implantado no período de 3 a 6 de novembro no CEAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador se pautou por aplicação de técnicas bem avançadas.

Capacitados os formandos entram num mercado promissor

O instrutor Luiz Carlos Serrano, do Senar, abriu o curso explicando as finalidades do projeto, bem como destacou o papel do SENAR e do Sindicato Rural sempre voltado para a capacitação de novos profissionais: “Se vocês estão empregados podem ter certeza que haverá uma evolução na carreira e na atividade profissional. Há também a possibilidade de acesso menos dificultoso ao mercado de trabalho”, argumentou Serrano. A conclusão do curso aconteceu no dia 6 de novembro.

As aulas aconteceram no salão do CEAT, mantido pela prefeitura e os participantes puderam aprender conceitos sobre Energia Elétrica, Transformadores e Motores Elétricos, tipos de Condutores Isolantes, Lei de Ohm, Tipos de Corrente Elétrica, além das preliminares para correta execução de: serviços, exercícios práticos, circuito elétricos, tipos de circuitos para ligação em série, paralela e mista, consumo e medidores de energia elétrica, tipos de lâmpadas, linhas elétricas, levantamento das cargas elétricas e pontos de utilização, simbologia básica para projetos elétricos, exemplos de projetos elétricos, divisão de circuitos, dispositivos de proteção, limites admissíveis de queda de tensão, capacidade de condução de corrente elétrica de condutores, dimensionamento do condutor adequado e bitolas mínimas, demanda e fator de demanda, quadro de distribuição de energia elétrica, aterramento das instalações elétricas, descargas atmosféricas, eletrificação de cercas, relé de acionamento fotoeletrônico (fotocélula), manutenção das instalações elétricas, prevenção de acidentes e incêndios, primeiros socorros – noções básicas.

O profissional pode encontrar emprego em indústrias, empresas de automação e prestando serviço para órgãos públicos

A iniciativa faz parte de uma parceria que visa a capacitação e treinamento de trabalhadores autônomos e produtores rurais, através de cursos gratuitos e profissionalizantes. O curso realizado pelo SENAR ofereceu apostilas e alimentação, tudo sem custo algum para os participantes.

Para o coordenador regional do SENAR, João Henrique de Souza Freitas, além de trabalhar como autônomo, o eletricista tem um mercado de trabalho amplo, tendo a oportunidade de encontrar postos de trabalho em construtoras, indústrias, empresas de automação e prestando serviço para órgãos públicos.

“Em teoria, as vagas para trabalho são diversas, mas se apresentam em boa quantidade. Contudo, ter amplo conhecimento da área e do trabalho faz com que a pessoa tenha mais qualificação para ocupar um desses empregos”, explicou o coordenador.