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Etanol pode gerar economia de R$ 100 por semana ao consumidor

Diferença de preço em relação à gasolina é a maior desde 2018

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Mesmo sendo um tributo da União (federal), uma parte considerável do produto da arrecadação da Cide-Combustíveis deverá ser entregue aos demais entes da federação

Rodar com o tanque cheio de etanol está mais vantajoso no Brasil. A paridade entre os preços médios da gasolina e do biocombustível está em 62,6%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Essa é a melhor paridade a favor do etanol desde 2018.

Cálculos da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA) indicam que a cada 300 quilômetros rodados com etanol o consumidor economiza R$ 13,64, na média nacional. Em algumas regiões essa economia é ainda maior.

Em São Paulo, por exemplo, maior produtor e consumidor de etanol do Brasil, a economia chega a R$ 15,24. Já em Mato Grosso, onde a produção tem crescido significativamente por conta do etanol de milho, os motoristas conseguem economizar R$ 24,74 a cada 300 quilômetros rodados.

“Muitos países do mundo pagam para proteger o meio ambiente. O Brasil é o único onde é possível proteger o meio ambiente e ainda economizar, apenas pelo fato de usarmos o etanol em nossos veículos”, afirma Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Segundo o executivo, os dados de economia levam em conta médias estaduais. Em vários postos, a diferença entre o etanol e a gasolina já chega a R$ 2. Com isso, para motoristas que abastecem semanalmente 50 litros, a economia pode chegar a R$ 100 por semana.

Nas atuais condições de mercado, o etanol se mostra ainda mais eficiente em termos de emissão de CO2. Os cálculos da UNICA indicam que ao percorrer os mesmos 300 quilômetros com o biocombustível, o motorista deixa de jogar na atmosfera quase 40 quilos de CO2.

“Em quase todo o Brasil já compensa abastecer com etanol. É bom para o bolso, para o país e para o meio ambiente. Se eu pudesse dar uma sugestão para as viagens deste fim de ano seria: vai de etanol”, afirma Gussi.