Home Agronegócio

Feira do Produtor Rural chega a Matão  

Senar, Sebrae, Itesp, a deputada Márcia Lia e representantes do município articulam para novembro o inauguração da feira, após os produtores passarem pelo programa de aprendizagem

423

Somando-se as diversas ações com vistas a fortalecer a produção e comercialização dos produtos dos assentamentos regionalmente, ocorreu na última terça-feira, dia 19 de janeiro, reunião e articulação de parceiros para implantação da Feira do Produtor Rural no Município de Matão. O agendamento da reunião com o município, a pedido dos parceiros, ficou por conta da Deputada Marcia Lia e a articulação com as demais instituições ficou a cargo do Coordenador da Regional Norte da Fundação Itesp, Mauro Cavichioli.

Participaram da reunião o Sr. Luiz Gonzaga Bussola, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, representando o município de Matão; a Deputada Estadual Márcia Lia e assessores; o Coordenador do SENAR, João Henrique de Souza Freitas; o Coordenador da Regional Norte da Fundação Itesp, Mauro Cavichioli; Luciane Girasolo Frigieli, representando o SEBRAE, e os vereadores Luiz Francisco Fernandes e Davison Tosadori.

O início do Programa Feira do Produtor Rural será em março e a inauguração da feira está prevista para novembro de 2021. Será realizada chamada pública aos produtores interessados e o programa será transformado em Política Pública Municipal, através de Lei especifica.

O Programa Feira do Produtor Rural já ocorre nos municípios de Araraquara e Américo Brasiliense, resultado das parcerias supracitadas. Atualmente são 9 pontos de vendas para os produtores que já foram capacitados em anos anteriores, desde 2017.

As feiras são uma importante fonte de renda aos produtores participantes, fortalecem o aumento da produção e sua diversificação, estimula o envolvimento dos filhos e netos dos produtores assentados, criando condições à sucessão hereditária nos assentamentos, além de ser um canal direto de relacionamento entre os pequenos produtores e os consumidores, ação que beneficia a oferta de alimentos frescos e de qualidade a população das cidades envolvidas, além de gerar comunicação sobre a importância da produção de alimentos local/regional e valorização do pequeno produtor.