Home Agronegócio

Feira do Produtor Rural de Américo foi finalizada nesta terça

62

Evento marca uma vez mais a força do Sindicato Rural de Araraquara e do Senar na capacitação do pequeno produtor rural

Feira do Produtor 36A instrutora Ângela Nigro entrega ao coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas o programa finalizado

Foi finalizado nesta terça-feira (13), o Programa Feira do Produtor Rural, realizado em Américo Brasiliense no período de março a novembro deste ano, seguindo os métodos de capacitação profissional estabelecidos pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), organizados pelo Sindicato Rural de Araraquara. O programa contou ainda com a participação da Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, Sebrae e Fundação Itesp.

Embora a feira já tenha iniciado os seus trabalhos na Praça do Coreto em Américo, por pelo menos seis sábados, a Comissão Gestora realizou a finalização para avaliar o desempenho dos produtores que participaram do curso e que agora oficialmente, são reconhecidos como novos empreendedores sobre os quatro sábados de outubro.

A produtora rural Leidiane Sousa dos Santos e Maria Clara Piai da Silva, do Itesp

Entusiasmado com o brilhante envolvimento do Sindicato Rural, o presidente Nicolau de Souza Freitas, considerou importante o empenho do pequeno produtor em buscar a capacitação e tornar o seu trabalho em fonte de geração de riqueza no âmbito familiar e no campo: “Esta é a segunda turma que formamos; a primeira é de Araraquara e Américo hoje é atendida por faz parte da nossa base territorial. Estamos orgulhosos com o desempenho de todos aqueles que se envolveram nesta iniciativa e assim estamos contribuindo com o avanço das ações sociais na região”, argumentou o dirigente.

Mais adiante, em seu discurso, Nicolau enalteceu o trabalho da instrutora Ângela Barbieri Nigro e considerou que – a união de todos é que leva ao enfrentamento dos desafios e a conquista de bons resultados. “Isso faz parte do histórico de lutas do homem do campo que sabe encarar a realidade e tornar mais fortalecido o seu caminho na agricultura”, completou.

O produtor Amauri Aparecido Domingues e Dirce Oliveira, chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Américo

O ENCERRAMENTO

Na finalização do programa, a instrutora Ângela Nigro apresentou à Comissão Gestora o desempenho do grupo, além de uma abordagem sobre as primeiras quatro semanas de realização da feira. Destacou que em apenas quatro dias de feira, sempre no período das 7h às 11h (sábados), pelo menos 2.258 pessoas passaram pelos estandes.

Isso permitiu, disse ela, que os produtores tivessem um bom faturamento, disponibilizando principalmente qualidade aos consumidores. Vale lembrar que na média o público teve à sua disposição cerca de 100 itens, mas que este número pode chegar a 200, dependendo naturalmente da época de plantio e das condições climáticas. Houve também, segundo a instrutora uma acentuada diversificação de hortaliças e onde o público consumidor pode se deparar com até 10 tipos de alfaces.

O produtor Florival Gabriel Claro e Luis Felipe Navarro, do Sebrae Araraquara

OS ELOGIOS

O representante da Prefeitura Municipal, José Geraldo Lopes, além de destacar a dedicação do trabalhador rural em querer aprender e tornar este trabalho em algo rentável, citou a fé como o caminho para obtenção de sucesso na vida: “Neste momento não é o produtor que deve agradecer à Prefeitura de Américo que apoiou a iniciativa e sim a Prefeitura é que deve agradecer àqueles que juntos estão contribuindo com o avanço da nossa economia”.

Já o coordenador regional do Senar em Araraquara, João Henrique de Souza Freitas lembrou a preocupação do prefeito Dirceu Pano em garantir a realização do curso: “Lembro da Dirce Almeida, indo ao sindicato para reivindicar o programa; sentíamos então pela forma com que se expressava que o curso seria um sucesso. E foi. Estamos comemorando com muita satisfação o seu encerramento”, argumentou.

Presidente Nicolau de Souza Freitas agradecendo a todos em nome do Sindicato Rural, Faesp e Senar

Para Maria Clara Piai da Silva, da Fundação Itesp, o programa não cessa, pois o órgão vai continuar dando assistência técnica aos produtores. “Estaremos acompanhando o trabalho desta gente, garantindo-lhes a assistência para que desenvolvam com qualidade cada vez mais aprimorada a sua produção”, afirmou.

Também usaram a palavra no encerramento do programa Luiz Felipe Navarro (Sebrae), Carlo Corrêa Rocha da Silva (Fundação Itesp) e Marcelo Xavier Benedetti (Sindicato Rural), sendo todos unânimes em apontar a Feira do Produtor Rural como ferramenta de fixação e permanência do homem no campo e o envolvimento familiar na produção agrícola.

Finalização: momento em que todos jogam o boné para o alto, hora de comemorar pois são os mais novos empreendedores rurais

FOTOS: JOÃO CARLOS