Atendendo todos os protocolos de segurança em função da pandemia do novo coronavírus, o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar João Henrique de Souza Freitas realizou em Campos de Holambra, na região do Pontal do Paranapanema o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR-31.12, que ensina como evitar acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as determinações previstas na legislação. “Desde 2005, o Brasil revisou e regulamentou as normas técnicas para redução de acidentes e doenças no meio rural, editando para isso uma Norma Regulamentadora”, explica o instrutor. Campos de Holambra, é um distrito do município de Paranapanema e uma colônia fundada em 1960.
Segundo João Henrique, a lei é extensa e muito detalhada. Poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que ela exige. “Por essa razão estamos aqui, dando este curso onde o participante tem a oportunidade de conhecer a fundo as regras precisas que a NR-31 estabelece para cada tipo de máquina”.
Presente na lida diária do campo, o manuseio de máquinas agrícolas, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), é a atividade que mais oferece riscos ao trabalhador rural. A cada ano, como revela uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cerca de 700 mil trabalhadores rurais são vítimas de acidentes, a maioria durante a operação das máquinas, especialmente tratores.
Uma das explicações dadas pelo instrutor aos alunos está fundamenta diretamente no objetivo do Senar que busca prevenir o crescente número de acidentes. Para ele, as empresas cada vez mais investem na capacitação, oferecendo gratuitamente, um curso sobre o tema.
O programa Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR-31.12 – ensina como evitar os acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as normas previstas na legislação. Desta forma, pessoas ligadas ao meio rural ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais, profissionais do setor, prestadores de serviço e parceiros ‒, que façam a gestão da segurança do trabalho ou que estejam expostas a riscos na operação das máquinas agrícolas.
Para a realização dos cursos neste momento de pandemia, o SENAR elaborou um documento estabelecendo uma série de medidas de segurança como uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social em sala de aula e redução do número de participantes por turma. Tudo isso para garantir a segurança dos produtores e trabalhadores rurais.