Home Agronegócio

Instrutor araraquarense dá curso sobre NR-31.12 em Campos de Holambra

Durante três dias o instrutor João Henrique de Souza Freitas, do Senar, permaneceu em Campos de Holambra, na região do Paranapanema, para ministrar aos produtores e trabalhadores rurais curso de capacitação sobre normas regulamentadoras como prevenção trabalho de operadores de máquinas agrícolas.

335
Participantes do curso ao lado do instrutor João Henrique de Souza Freitas

Atendendo todos os protocolos de segurança em função da pandemia do novo coronavírus, o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar João Henrique de Souza Freitas realizou em Campos de Holambra, na região do Pontal do Paranapanema o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR-31.12, que ensina como evitar acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as determinações previstas na legislação. “Desde 2005, o Brasil revisou e regulamentou as normas técnicas para redução de acidentes e doenças no meio rural, editando para isso uma Norma Regulamentadora”, explica o instrutor. Campos de Holambra, é um distrito do município de Paranapanema e uma colônia fundada em 1960.

Segundo João Henrique, a lei é extensa e muito detalhada. Poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que ela exige. “Por essa razão estamos aqui, dando este curso onde o participante tem a oportunidade de conhecer a fundo as regras precisas que a NR-31 estabelece para cada tipo de máquina”.

Máquinas agrícolas causam muitos acidentes. o curso é para prevenir

Presente na lida diária do campo, o manuseio de máquinas agrícolas, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), é a atividade que mais oferece riscos ao trabalhador rural. A cada ano, como revela uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cerca de 700 mil trabalhadores rurais são vítimas de acidentes, a maioria durante a operação das máquinas, especialmente tratores.

Uma das explicações dadas pelo instrutor aos alunos está fundamenta diretamente no objetivo do Senar que busca prevenir o crescente número de acidentes. Para ele, as empresas cada vez mais investem na capacitação, oferecendo gratuitamente, um curso sobre o tema.

Área rural onde foi instalado o programa
O caqui é uma fonte de riqueza naquela região

O programa Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR-31.12 – ensina como evitar os acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as normas previstas na legislação. Desta forma, pessoas ligadas ao meio rural ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais, profissionais do setor, prestadores de serviço e parceiros ‒, que façam a gestão da segurança do trabalho ou que estejam expostas a riscos na operação das máquinas agrícolas.

Para a realização dos cursos neste momento de pandemia, o SENAR elaborou um documento estabelecendo uma série de medidas de segurança como uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social em sala de aula e redução do número de participantes por turma. Tudo isso para garantir a segurança dos produtores e trabalhadores rurais.