O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no mundo, inclusive no Brasil. É uma tendência que cresce junto ao ramo da construção civil e vem ganhando espaço no comércio e também nas residências.
Esta nova modalidade teve início com o botânico francês Patrick Blanc, que se especializou em plantas de florestas tropicais, sendo o responsável pela inovação e a popularização do jardim vertical.
Dentre a beleza e a originalidade, os jardins verticais possuem diversas vantagens, inclusive relacionada ao meio ambiente. Primeiro, os jardins verticais ajudam a diminuir os efeitos da emissão de gás carbônico presente na atmosfera. Além disso, através do controle da energia solar, podem ser capazes de diminuir a temperatura do ambiente, o que, para lugares internos, a casa por exemplo, é muito útil, já que acabam por diminuir também a utilização de aparelhos eletrônicos, contribuindo para a economia de energia elétrica.
Exitem muitas formas de montar um jardim vertical. O mais interessante é que todos esses modos cabem em vários locais e servem para todos os bolsos também. Dos mais econômicos até aqueles mais sofisticados, basta escolher uma ideia, ver as suas vantagens e ir logo arrumar um bom local para construir o seu.