O atual presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Unida) e primeiro vice-presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Pedro Tavares Campos Neto foi apresentado, nesta quinta-feira (18), em Brasília, ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, como o novo presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura.
O nome de Pedro Neto, que substitui o atual presidente da SIAMIG, Mário Campos, teve o aval de entidades como a Unica, Feplana, OCB, Embrapa, CNA, Siamig, Bioenergia, Sindaçucar-PE, Sindaçucar-AL, Sindalcool-PB, Sifaeg e outros órgãos de classe. O novo mandato compreende o período 2024/2026. A Câmara Setorial é um fórum de discussões, no qual estão presentes entidades representativas do Estado e da iniciativa privada.
Do encontro participou o presidente da Canasol Araraquara, Luís Henrique Scabello de Oliveira, que também integra o quadro diretivo da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil). Na oportunidade, o dirigente que preside a Credicentro em nossa cidade, destacou a importância do ato e a certeza do fortalecimento ainda maior da categoria no País. “É com muito orgulho que neste momento representamos o agronegócio da região de Araraquara; isso faz crescer a representatividade do setor na região central do país”, comentou Luís Henrique.
Já o novo presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura, Pedro Neto disse durante sua apresentação ao ministro Fávero que ficava lisonjeado de ter tido seu nome lembrado e referendado por essas entidades de classe que tão bem representam o o setor. “Agradeço a confiança, não somente pela parte dos produtores, mas, também, dos industriais. Sei da responsabilidade que é presidir a Câmara Setorial e mais ainda suceder a Mário Campos, que é referência e exemplo para todos nós”, afirmou Pedro Neto.
Segundo Pedro, sua gestão será conciliatória. “Na Câmara debatemos temas de interesse do setor, uns que são de interesse comuns a toda cadeia produtiva, outros que são divergentes entre os que a integram, mas, vou tentar fazer com que os temas divergentes se tornarem de interesse geral também, porque unidos caminharemos mais fortes na defesa das pautas do setor sucroenergético” reiterou Pedro Neto.
“Pedro Neto desponta como um líder desta nova geração de produtores canavieiros e tem maturidade, e apesar de bem jovem, tem experiência e competência, além de um profundo conhecimento do setor. Acredito que não poderíamos estar em melhores mãos”, destacou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, José Inácio de Morais que esteve junto com Pedro Neto na apresentação ao ministro Carlos Fávaro.
O novo presidente deve encarar temas de grande importância para o segmento, a exemplo da inclusão de pautas ligadas ao setor, como o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o uso dos biocombustíveis, o Projeto de Lei nº 4.516/23, conhecido como o PL do Combustível do Futuro, entre outras pautas de interesse do setor.