O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) pretende reformular o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) já no próximo Plano Safra. O objetivo é ampliar a cobertura aos produtores e corrigir desequilíbrios na distribuição dos recursos.
A informação foi confirmada pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, durante o workshop “A evolução da agenda do Seguro Rural” frente aos impactos das mudanças climáticas na agricultura brasileira”, realizado no final de janeiro na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo.
Campos reconheceu que o programa enfrenta desafios, especialmente pela concentração da subvenção na região Sul e nas culturas de soja e milho.
“Está em gestação uma nova proposta para o PSR já para o próximo Plano Safra, trazendo o que há de mais moderno em seguro rural”, afirmou.
EXIGÊNCIA PARA O CRÉDITO DO PLANO SAFRA
O Mapa já vinha estudando a possibilidade de vincular o acesso ao crédito do Plano Safra à contratação do seguro rural a partir da safra de 2025/2026, conforme adiantou o Agrofy News em dezembro.
A mudança tem como objetivo ampliar o número de produtores segurados e equilibrar a divisão dos custos de indenizações.
“Atualmente, só contrata seguro quem sabe que terá problemas. Isso reduz a base de segurados e desestimula as seguradoras. Quando ocorrem desastres climáticos, muitos produtores recorrem ao governo, que já não consegue absorver toda a demanda”, disse uma fonte do ministério que preferiu não se identificar em dezembro.