Home Agronegócio

Montadora lançará seis carros híbridos elétrico com etanol no Brasil até 2026

Companhia quer liderar processo global de eletrificação de automóveis, mas esbarra na falta de infraestrutura brasileira

130
Pablo Di Si preside a montadora que lançará seis carros híbridos elétrico com etanol no Brasil até 2026

A alemã Volkswagen está focada no mercado de carros híbridos e elétricos e pretende lançar no mercado brasileiro cerca de seis modelos híbridos flex (com motor movido a etanol e outro elétrico) nos próximos cinco anos. A informação foi divulgada pelo presidente da companhia nos países da América Latina, Pablo Di Si, em entrevista à Folha de S.Paulo.

“Nos próximos cinco anos, vamos lançar seis veículos híbridos flex no Brasil. […] A parte fácil é lançar o carro. O difícil é construir todo o ecossistema para o abastecimento. Até pouco tempo atrás, não havia sequer regulação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevendo a mobilidade elétrica”, avalia Di Si.

De acordo com o executivo, a Volkswagen tem o compromisso de lançar carros elétricos em nível global. Mas para a América Latina essa realidade ainda não é viável.  “Não existe infraestrutura de abastecimento. Aqui, porém, existe o etanol, uma alternativa excelente”, comenta.

Di Si, está confirmado para debater sobre esse tema na próxima quarta-feira, 22/9, às 19h, durante o Webinar JornalCana que terá como tema: O Papel do Etanol no Futuro da Mobilidade – Carros Elétricos X Célula de Combustível.

Compõem o painel:

  • Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA e diretor da ADS Tecnologia e desenvolvimento sustentável
  • Gonçalo Pereira, professor da Unicamp 
  • Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor UNIFEI, Pesquisador NIPE/UNICAMP
  • Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina