Home Agronegócio

Morre um dos maiores pecuaristas do Pantanal

Proprietário da Fazenda Taboco, no Pantanal, também era padrasto do prefeito de Aquidauana Odilon Alves Ribeiro. O pecuarista Renato Ribeiro morre aos 101 anos.

601
Renato concedendo entrevista em 2017

Morreu aos 101 anos, o engenheiro agrônomo Renato Alves Ribeiro, dono da Fazenda Taboco, no Pantanal, e de uma mansão histórica, na Rua 15 de Novembro, em Campo Grande. Renato nasceu no dia 6 de fevereiro de 1918.

As causas da morte não foram divulgadas, mas doente no último ano, Renato vivia sob os cuidados da esposa Maria Tereza Alves Ribeiro, em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) montada em sua residência.

Empreendedor na pecuária sul-mato-grossense, Renato Ribeiro era dono da centenária Fazenda Taboco, na região do Pantanal. O engenheiro agrônomo também compartilhou suas lembranças ao escrever o livro “Taboco – 150 anos: balaio de recordações”, publicado em 2010.

Renato nasceu no dia 6 de fevereiro de 1918. Pecuarista famoso em Mato Grosso do Sul, a fazenda localizada em Aquidauana tem mais de 170 anos.

Empreendedor em diversas áreas, Renato Ribeiro era tido como um grande benemérito mantendo em Campo Grande diversas instituições filantrópicas como hospitais e entidades beneficentes.

Fachada da casa construída em 1969 e moderna para a época. (Foto: Marcos Ermínio)

A casa em Campo Grande já foi muito confundida com centro comercial, diante da modernidade. A casa foi erguida na década de 1960, para Renato viver junto aos filhos e depois dos netos.

O imóvel tem mais de 2 mil metros quadrados, três andares e 25 cômodos, distribuídos entre suítes, banheiros, sala de estar, jantar, TV, cozinha e área de serviço, além do salão de festas, piscina e área de churrasqueira.