Um dos mais importantes programas de capacitação realizado pelo Senar SP e o Sindicato Rural de Araraquara, com a participação da Fundação Itesp, tem o foco de ensinar e manter o jovem no campo, tornando-o agricultor.
Para o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP, 2018 ainda é de comemorações: quatro alunos que durante o ano foram capacitados pelo Programa Jovem Agricultor do Futuro são agora, após os exames vestibulares, alunos dos cursos de Agronomia (Uniara) e Odontologia (Uniara). “Isso nos deixa extremamente felizes pois demonstra que estamos contribuindo na formação das pessoas e dando a cada uma a possibilidade de vislumbrar o futuro com mais segurança”, explica o presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas.
O programa desenvolvido desde o começo do ano, reunindo jovens de 14 a 17 anos residentes nos assentamentos Monte Alegre e Motuca, agora em dezembro foi finalizado com muito sucesso. Nesta terça-feira, 19h30, acontece na Câmara Municipal de Motuca a solenidade de formatura.
Segundo a instrutora do Senar, Juliana Vanessa Petrazzo, pedagoga e formada em artes visuais, o programa trabalha para que o jovem adquira habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento da autonomia, escolhas profissionais, ética, coletividade e cidadania, além de sensibilizar sobre a importância da agricultura, produção de alimentos, preservação e recuperação ambiental, ou seja, para a formação cidadã com foco no meio rural.
FUTURO
Nesta semana, o Sindicato Rural de Araraquara anunciou que foram aprovados na Uniara os jovens: Artur Muriel Gonçalves de Oliveira Molina (treineiro); Jorge Luiz da Silva (agronomia); César Bruno Meira Pereira (agronomia); Cristiane Bonfim Matos (Odontologia). Além disso, os alunos que prestaram Escola Técnica Agropecuária (Unesp – Jaboticabal): Talita Pereira Gomes e Ygor Santos de Lima.