Home Agronegócio

Pesquisa busca plantas resistentes ao carvão da cana

188
As usinas da região já preparam seu início de safra para esta semana, mesmo diante do atraso no desenvolvimento dos canaviais

O carvão da cana-de-açúcar é uma doença de grande importância para o agronegócio, uma vez que afeta a produtividade do açúcar, do etanol e outros subprodutos

Cana 114Trabalho foi realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

O principal sintoma é a formação de uma estrutura em forma de chicote causada pelo fungo Sporisorium scitamineum, que coloniza exclusivamente plantas de cana-de-açúcar. Um trabalho realizado no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), vem estudando a funcionalidade de proteínas na interação entre a cana e o carvão.

De autoria de Natália de Sousa Teixeira e Silva, com orientação da professora Claudia Barros Monteiro Vitorello, a tese estuda as estratégias de ataque do agente causador da doença e de defesa da planta. “Os patógenos liberam moléculas conhecidas como efetores no tecido vegetal para alterar o metabolismo do hospedeiro e permitir a sua colonização. A resistência das plantas está associada ao reconhecimento dessas moléculas e indução do sistema de defesa e controle da doença”. 

O trabalho teve como finalidade o estudo de proteínas candidatas a efetores na interação entre o carvão e a planta da cana. “Os resultados gerados servirão de subsídio para estudos futuros sobre a agressividade dos diferentes isolados causadores da doença, bem como para auxiliar a tomada de decisão em programas de melhoramento genético que visem a obtenção de variedades resistentes ao carvão.

Ainda, o conhecimento da função destas moléculas efetoras no metabolismo vegetal demonstra grande potencial biotecnológico”, concluiu Natália.

A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).