Home Agronegócio

Projeto é lançado em quatro cidades paulistas para fortalecer a prevenção à saúde da mulher no campo

Unindo sindicatos, prefeituras e entidades parceiras, a iniciativa do Senar-SP promove acolhimento e qualidade de vida no campo

20
Projeto reúne mulheres produtoras rurais para palestras de conscientização

O Projeto “Semear é Cuidar”, iniciativa do Programa Promovendo a Saúde no Campo do Senar-SP, chegou às cidades de Presidente Venceslau, Martinópolis, Osvaldo Cruz e Bastos com eventos de lançamento realizados entre os dias 9 e 11 de setembro. A ação é conduzida pelos Sindicatos Rurais, Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Sebrae Delas e da ONG Orientavida, em parceria com prefeituras e secretarias municipais de saúde.

Voltado à saúde feminina no meio rural, o projeto reúne mulheres produtoras rurais para palestras de conscientização sobre cuidados preventivos ao câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é alertar para sinais de doenças que podem se agravar se não forem detectadas rapidamente. Possibilita, ainda, acesso gratuito a exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, medidas essenciais para salvar vidas e assegurar mais qualidade de vida às mulheres do campo.

Em Presidente Venceslau, o lançamento ocorreu em 9 de setembro, com foco na prevenção ao câncer de mama. Na mesma data, em Martinópolis, a ênfase foi na prevenção do câncer de colo do útero. Já em Osvaldo Cruz, o evento promovido em 11 de setembro pelo Sindicato Rural de Rinópolis destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. No mesmo dia, em Bastos, o encontro reforçou a relevância do cuidado contínuo com a saúde e a força da união das mulheres produtoras rurais.

Além da oferta dos exames preventivos, a iniciativa viabiliza agendamento e transporte das participantes aos locais de atendimento, promovendo não apenas acesso, mas também acolhimento e informação.

O “Semear é Cuidar” reafirma o compromisso do Sistema Faesp/Senar-SP e de seus parceiros em levar mais saúde ao campo, valorizando e apoiando as mulheres que desempenham papel fundamental no desenvolvimento do agro paulista.