Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural ensinam como fazer produtos de limpeza

Curso com 16 horas ensinou através de programa apropriado quais são os métodos para confecção de produtos de limpeza com a finalidade de uso em casa ou comercialização visando ampliação de renda familiar

268
Participantes do curso no Assentamento Bela Vista

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Araraquara ofereceram nos dias 18 e 19 de novembro o Curso de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza com o uso de técnicas específicas que fazem parte da apostila elaborada pelos organizadores.

O evento realizado no Assentamento Bela Vista, região de Araraquara, permitiu que os participantes aprendessem fazer diversos tipos de sabão em barra e líquido, detergente líquido, amaciante de roupas e outros produtos normalmente utilizados no campo.

Uma das etapas do processo

O instrutor do SENAR, Caio Lorençon, na abertura dos trabalhos destacou a importância do aprendizado – pode ser que não se use em casa, porém o SENAR e o Sindicato Rural permitem que após a capacitação as pessoas possam conseguir uma renda extra que auxilia nos gastos familiares.

Feitos de forma artesanal, os produtos de limpeza caseiros apresentam custo-benefício vantajoso, pois além de mais baratos, são de alta qualidade e apresentam boa rentabilidade, destacou o instrutor. Comentou também que outra grande vantagem dos produtos de limpeza caseiros é que eles ajudam na manutenção do Meio Ambiente. “São reutilizadas embalagens de garrafas que seriam jogadas no lixo além de ser reaproveitado o óleo e gordura usada”.

O produto finalizado

O objetivo, segundo o coordenador regional do SENAR, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, é apresentar aos alunos técnicas de preparação de inúmeros produtos, sejam a partir de materiais como óleo de cozinha, como de produtos de limpeza industrializados.

A intenção do programa é efetivamente possibilitar economia doméstica, tanto é que, os participantes têm acesso à confecção de sabão em barra e líquido, amaciante, alvejante, álcool perfumado entre outros. Para João Henrique as receitas são fáceis para executar, mas assegurou a necessidade da utilização de equipamentos de proteção, como óculos, luvas e máscaras.