Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural promovem curso de roçadeira lateral na Usina Santa Fé

O Sindicato Rural de Araraquara e o Senar compreendendo a importância da capacitação do trabalhador disponibilizaram a ele a oportunidade de conquistar uma nova profissão ou simplesmente uma renda extra que vai ajudar na manutenção da família.

168
Os participantes do curso na Usina Santa Fé, antiga Fazenda Itaquerê, em Nova Europa

Uma parceria entre o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP contribuiu na realização do curso Operação e Manutenção de Roçadeiras Laterais, desenvolvendo o programa na Usina Santa Fé, em Nova Europa nos dias 13 e 14 deste mês de fevereiro. Segundo o coordenado regional do Senar João Henrique de Souza Freitas, o curso que é totalmente gratuito para o trabalhador, tem como objetivo principal a sua capacitação e novos conhecimentos técnicos no ambiente de trabalho.

Posso dizer, comenta João Henrique, que há uma outra proposta que é a formação de mão-de-obra pois numa eventualidade o profissional fica disponível para serviços extras se existir o consentimento da empresa. Esta atividade vem conquistando grande espaço no mercado de trabalho.

O instrutor Haroldo no seu primeiro contato com os participantes do curso destacou os itens constantes do programa como mecanização, operação e a manutenção da roçadeira.

Ele explica que todo trabalho junto aos alunos foi realizado dentro de uma linguagem simples para que eles pudessem assimilar com facilidade as explicações: “É importante que se dê aos alunos orientações técnicas compreensíveis para que tenham além do entendimento, o interesse em participar das aulas”, argumentou.

No encerramento Haroldo destacou o comprometimento dos trabalhadores com as ferramentas: “Isso é imprescindível pois existe a necessidade do uso correto, bem como a manutenção, alongando a vida útil da máquina, o que é bom para a empresa e principalmente para eles que assim valorizam a função que ocupam.

Na atualidade cursos com este perfil são pautados por normas de segurança mostrando a forma com que o trabalhador tem que usar a roçadeira no corte de vários tipos de vegetação para não correr riscos com os acidentes no trabalho. O uso da roçadeira também exige concentração, domínio da máquina e cuidados com o meio ambiente, justificou.

Acompanhando o desenrolar do programa que durou 16 horas o instrutor do Senar – Regional Araraquara, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas falou da importância do ensinamento pois dá ao trabalhador a oportunidade de ter uma profissão guiada por técnicas específicas proporcionam boa renda.

Para ele, disponibilizar cursos profissionalizantes que certificam os participantes é altamente significativo. São horas de aulas teóricas e práticas baseadas no avanço da tecnologia e eles saem conhecendo o que existe de mais sofisticado no mercado.

Além de ampliar o conhecimento, os trabalhadores recebem esse aprendizado para melhorias na qualidade dos serviços e ampliação da sua fonte de renda, pois roçar um gramado ou limpar um jardim com o auxílio desta ferramenta é encontrar meios de uma renda extra.

A roçadeira é uma máquina portátil, utilizada no corte de diversos tipos de vegetação, podendo ser elétrica ou a combustão. Possui tecnologia suficiente para realizar com eficiência diversas atividades.

O curso do SENAR conta com a parte teórica e, principalmente, a parte prática, na qual os alunos tem que desmontar, limpar, montar e operar a roçadeira. A limpeza das peças, o uso correto das ferramentas e quais os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) devem ser utilizados garantem que o trabalho seja feito de forma mais eficiente e seguro.