O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Araraquara, realizaram em fevereiro o curso de Capacitação em Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, voltados para os trabalhadores da Citrosuco, em unidade localizada em Matão.
De acordo com o coordenador regional do SENAR SP, João Henrique de Souza Freitas que acompanhou o desenvolvimento do programa, o curso possibilita a capacitação dos agricultores para a operação de tratores agrícolas em operações de preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como orienta os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, como troca de filtros, lubrificação e mecânica.
O coordenador explica que “além de promover a capacitação técnica e proporcionar um conhecimento muito prático, esses cursos qualificam e possibilitam ao trabalhador adentrar ao mercado de trabalho, se assim o desejar”. Diz João Henrique, que a qualificação é importante para quem busca ascensão profissional. “As vezes o trabalhador rural decide residir em outra cidade e indo embora leva na bagagem o aprendizado”, arremata.
Atualmente o curso voltado para máquinas agrícolas está fundamentado em dois módulos: o primeiro deles quanto à manutenção das máquinas e o segundo a operação dos tratores dentro da propriedade. Cada um deles tem 16 horas, totalizando 32 horas de ensinamento, dentro do estabelecido pelo Senar.
O instrutor Marcelo Perroni ministrou aulas teóricas e práticas destacando aos alunos que a manutenção é o conjunto de operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.
O instrutor Marcelo Perrone, explica que “com o aumento da potência e com os incrementos dos recursos tecnológicos nos tratores e máquinas agrícolas, a operação do trator exige conhecimento técnico e habilidade para execução das tarefas pertinentes ao trabalho.”
Cabe então, arremata Perrone, ao operador conhecer e adequar o trator agrícola para as atividades cotidianas. Somente por meio de treinamentos que proporcionam capacitação e atualização é que o operador estará pronto para adequar-se às novas tecnologias, aos itens de segurança e ter o melhor aproveitamento de todo potencial da máquina. É isso que o SENAR e o Sindicato Rural de Araraquara buscam oferecer em um ensinamento totalmente gratuito.