Home Agronegócio

Senar-SP apresenta seus cursos às “Mulheres do Agro de Araraquara”

O grupo vem se fortalecendo mesmo diante da pandemia; o agro não para, e as mulheres vem enfrentando as adversidades do campo unidas e conseguindo bons resultados

170
O coordenador regional do Senar, apresenta os cursos que podem ajudar as Mulheres no manejo do Agro

Seguindo todos os protocolos sanitários o grupo “Mulheres do Agro de Araraquara”, reuniu-se na última quinta-feira (11), no auditório do Sindicato Rural de Araraquara, para conhecer os mais de 400 cursos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), disponibiliza aos produtores rurais e seus funcionários.

O Coordenador Regional do Senar João Henrique de Souza Freitas apresentou as empreendedoras os cursos que podem ajudar, trazendo conhecimento sobre maquinários de alta tecnologia utilizados nas lavouras. “É importante que todos que trabalham com a terra tenham conhecimento sobre as colheitadeiras, tratores, entre outros maquinários. O Senar disponibiliza os cursos de forma gratuita”, afirmou João Henrique.

João Henrique de Souza Freitas – coordenador regional do Senar-SP

Entre os cursos que chamou a atenção das mulheres está o PROER- Programa Empresário Rural 2021, que tem como objetivo levar o produtor rural a ter essa visão empresarial de sua propriedade. Dentro desta visão estruturada e diagnóstica de empresa rural, planejamento estratégico e organização de projetos de investimentos para melhorar a utilização dos fatores econômicos. Proporcionando assim um aumento da eficácia técnica, econômica, aumentando a rentabilidade da empresa rural e consequentemente seus benefícios.

João Henrique explicou que o programa existe desde 2004. “Depois de experiências junto a produtores o PROER sofre uma reestruturação, está mais lógico, mais facilitado na aprendizagem, melhores exemplos e planilhas mais fáceis de trabalhar, informações legais como – ambiental, tributária, trabalhista, previdenciária, agrária – além de dar a possibilidade  de se trabalhar em planilha eletrônica. Tudo coerente com a realidade que o produtor rural encontra hoje”, explicou o coordenador.

Anna Paula Nunes, idealizadora do grupo “Mulheres do Agro de Araraquara”

REUNIÃO

As Mulheres do Agro, geralmente se reúnem uma vez por mês, para discutirem os problemas do setor a serem vencidos. Com união o grupo vem se fortalecendo mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Para o próximo encontro marcado em lugar amplo, para manter o distanciamento necessário, elas já agendaram uma palestra sobre nutrição de solo para várias culturas. Palestra sobre tributos também será realizada pelas produtoras, para que todas tirem suas dúvidas seja no manejo do solo ou condições tributárias.

O grupo participante foi reduzido para atender os protocolos sanitários devido a pandemia da covid-19

Vale ressaltar que se houver interesse nos cursos, os produtores rurais podem procurar pelo Sindicato Rural que fica localizado na Avenida Feijó, 87 – Centro, ou ainda pelo telefone  (16) 3336-7547 para obter maiores informações.

Quanto ao Programa do PROER o produtor rural interessado pode comparecer no dia 24 de fevereiro às 15 hrs, no Sindicato Rural,  onde será realizada a sensibilização do projeto.
O SENAR-SP convida a todos os produtores para participar.