Noite de euforia, mas acima de tudo, muito orgulho, disse emocionado o presidente do Sincomercio Araraquara, Antonio Deliza Neto que acabou optando em ler um discurso para – segundo ele, não cometer nenhuma falha. Suas palavras contudo mostraram bem a pujança do setor varejista de Araraquara.
O evento ocorrido nesta sexta-feira (31), marcou a inauguração da nova sede do Sindicato do Comércio Varejista, uma instituição que atinge 53 anos e que sempre esteve pautada por uma linha de conduta irrepreensível na defesa dos direitos dos seus associados que se espalham por 15 municípios da região.
O prédio, considerado uma obra de requinte, foi batizado na noite de festa para o setor varejista de Araraquara como sendo a partir de agora a Casa do Empresário de Araraquara, o que realmente faz jus pela sua beleza arquitetônica.
Como anfitrião, Deliza Neto fez questão de mostrar aos convidados o passo-a-passo de um empreendimento que caminhou por seis anos e que utilizou seus recursos e o apoio da Federação do Comércio, na oportunidade representada pelo vice-presidente Ivo Dall’Acqua Júnior, a convite do presidente da instituição, Abram Szajman.
Logo na abertura do cerimonial, o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda destacou que o prédio além de ser um orgulho para Araraquara, mostra a união da classe varejista e os propósitos de uma diretoria bem intencionada. “Não há como negar o fortalecimento do varejo. A obra diz isso”, destacou Yashuda.
O prefeito Edinho Silva em sua fala disse que estava impressionado com o espaço que, além da beleza e modernidade aliada à preocupação com as características históricas, ainda dá dimensão à importância dessa entidade tão fundamental para que possamos entender a economia e a própria história de Araraquara.
Mais adiante assegurou que também estava feliz por este local ter uma simbologia tão forte por ter servido, por longo período, como sede do Proeaja, um programa de alfabetização de adultos que tirou tantas pessoas da escuridão e do analfabetismo. “Quero registrar aqui que este projeto não existiria se não fosse a força do Sincomércio. E é momento, também, de lembrarmos da Irmã Edith, a grande idealizadora do Proeaja”, considerou.
Edinho cumprimentou Toninho Deliza, e toda a diretoria, pelo arrojo e pela capacidade de liderança. “Trata-se, sem dúvida, de um grande presente encerrando as comemorações do mês de agosto, aniversário da nossa Araraquara”, completou.
O vice-presidente da Fecomercio, Ivo Dall’Acqua Júnior, que também foi presidente do Sincomercio em Araraquara em dois mandatos, ressaltou o trabalho de Deliza e considerou que sempre esteve bem próximo das atividades da entidade pois “é impossível esquecer a pujança desta gente”. Ivo disse ainda que o prefeito Edinho ao lembrar do nome de Irmã Edith, a grande idealizadora do Proeaja em Araraquara, o levava naquela momento a sugerir que o município idealize uma grande homenagem a esta extraordinária figura da nossa comunidade.
No encerramento dos discursos o presidente Antonio Deliza Neto fez uma narrativa dos fatos que cercaram a construção do prédio; lembrou que o espaço antigo, bem em frente ao atual na Rua Voluntários da Pátria, homenageou o antigo empresário Eduardo Michetti. Por extensão, torna-se agora a Casa do Empresário de Araraquara. Ele lembrou ainda a parceria que o Sincomercio mantém com o Senac e o Sesc, além do Sebrae, na realização de atividades que contribuem com o engrandecimento do setor.
Após descerramento da placa marcando a inauguração, os convidados subiram para o solário, participando do coquetel que escreve uma das páginas mais importantes da história do nosso comércio.
A GRANDE OBRA
Para os participantes do encontro desta sexta-feira, a Casa do Empresário representa um marco nas atividades da diretoria. O novo espaço, dotado de toda infraestrurura, principalmente tecnológica permitirá que o Sincomercio avance nos seus projetos e fortaleça os seus vínculos com a comunidade e o setor, pois conta com o notável suporte dos parceiros Senac e Sesc, além do Sebrae, na realização de cursos, palestras, workshops e outras inúmeras atividades que poderão tornar o nosso comércio ainda mais forte.