Desde o mês de março deste ano o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP, através do acompanhamento dado pela sua coordenadoria regional, vem desenvolvendo no Assentamento Bela Vista, antiga Usina Tamoio, o programa Jovem Agricultor do Futuro considerado dentro da grade do Serviço de Aprendizagem Rural como um dos mais importantes pelo seu conteúdo.
Passados seis meses da sua implantação a instrutora responsável pela parte pedagógica do programa Mariana Camargo Leite Freitas, não esconde sua euforia: “Foi um período de aprendizado, mas principalmente de conhecimento humano em que você se acerca das pessoas e aprende ter um vínculo de amizade, companheirismo, mas também familiar”, comentou a instrutora no encerramento do sexto módulo, na última semana de agosto.
O curso é voltado para jovens de 14 a 17 anos, sendo composto por aulas teóricas e práticas em atividades produtivas do meio rural, além do desenvolvimento das competências de empreendedorismo, simulações da vida real que acontecem na sociedade e no trabalho para que lidem com problemas e desafios.
Os participantes do curso realizado no assentamento se comprometeram até aqui a estudar e praticar nas atividades agrícolas, as técnicas transmitidas dentro de um processo transformador da lavoura motivado pelo avanço tecnológico, explica o coordenador regional do Senar, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas.
O espírito empreendedor é desenvolvido para os jovens se tornarem pessoas autônomas, responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho. O programa é dividido em nove módulos, totalizando uma carga horária de 464 horas/aula.
As aulas são ministradas por instrutores do SENAR-AR/SP, que aplicam o conteúdo pedagógico e a parte técnica, abrangendo práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres, entre outros.
MÓDULO VI
O Módulo VI teve início dia primeiro de agosto com término em 29 de agosto. As competências abordadas foram Oficina de Marketing e Comercialização, onde foram definidas estratégias de marketing com o uso dos 4 pontos do marketing que são produto, preço, praça e promoção.
COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS
Foi ensinado ao aluno como controlar a qualidade da produção e negociar propostas de venda e prestação de serviços. Também foi instalada a oficina de atendimento ao cliente onde se aprende a identificar as necessidades dos clientes, serviços e produtos rurais, mantendo-se atento ao detalhes para a qualidade do trabalho desenvolvido e procurar melhorar continuamente o atendimento dos clientes.
PAPEL DO ARTICULADOR
Segundo Letícia Ariadne Adalberto, as atribuições do articulador no módulo IV, começaram com uma visita técnica em uma fazenda especializada em confinamento de gado, com o intuito dos jovens aprenderem sobre o manejo e o monitoramento dos animais.
Posteriormente passaram a aprender em sala, a importância do controle de produção, elaborando escriturações zootécnicas de diferentes objetivos de criação. “Iniciamos a apostila V, visando a comercialização da produção agropecuária e agregação de valor dos produtos agropecuários”, comentou a instrutora.